Notícias

Dicas para economizar na conta de luz neste verão

05/01/2019

A combinação entre calor, casa cheia de familiares e amigos na temporada de verão forma um contexto que contribui para um aumento considerável no consumo de energia. Embora a conta de luz deva permanecer em bandeira verde nos próximos meses, um valor mais alto do que o normal devido o uso excessivo de energia pode complicar a vida de quem tem outras contas para pagar no início do ano, como o IPTU, IPVA e matrícula escolar. Por isso, economizar é preciso! Alguns cuidados podem lhe ajudar a reduzir o consumo sem grandes intervenções na instalação elétrica da casa ou apartamento. Confira:

Troque as lâmpadas


 A primeira dica é trocar as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED. Uma lâmpada LED de 10W, por exemplo, ilumina tanto quanto uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W. No fim do mês, a mudança representa uma economia de quase 35% e 90% respectivamente.

Aparelhos desligados


Tire os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Mesmo no modo stand-by eles continuam consumindo energia, o que pode custar até 10% a mais na conta de luz.

Ar condicionado
Se possível (apesar de, em Santos, ser quase impossível) evite o uso excessivo do ar-condicionado. Ao optar pelo ventilador pode-se gerar uma economia de até 20%, em média.

Geladeira no lugar certo
Cheque se o seu refrigerador está na distância correta em relação à parede, que deve ser de 10 cm.  Isso evita que o calor aumente excessivamente na parte traseira, fazendo com que a geladeira precise trabalhar mais para dissipá-lo.

Banhos refrescantes
Para economizar no banheiro e se refrescar, usar o chuveiro na função verão diminuir em até de 20 a 30% o valor da conta de energia. Se você gosta de banho frio, não hesite em desligar o aparelho! 

Lavanderia
Lavadora e ferro elétrico entram na lista dos vilões da conta de luz. Por isso, acumule roupas para lavar e passar. Isto evita o gasto excessivo com várias lavagens na máquina ou acionamentos do ferro. Se possível, evite também a função secadora de máquinas.

Dica de profissional
Caso esteja desconfiado que o consumo é menor que o gasto mensal, desligar todas as luzes e equipamentos elétricos da tomada e, após alguns minutos, o relógio deve ficar parado. Caso não fique, procure um profissional, pois pode haver indícios de fuga de corrente na residência.