Notícias

Novo medicamento contra o Influenza

05/01/2019

A agência reguladora norte-americana FDA aprovou, em outubro de 2018, novo medicamento contra o influenza, sem previsão para sua comercialização no Brasil. É um medicamento indicado para maiores de 12 anos que apresentam sintomas não complicados do influenza e que sejam administrados em um prazo inferior a 48 horas do início dos sintomas. Prazo igual ao oseltamivir, com a mesma indicação e disponível no Brasil.

 

Baloxavir marboxil, a substância aprovada, alivia os sintomas em tempo semelhante ao oseltamivir, cerca de 60 horas após sua administração. Tem como vantagem maior capacidade de redução da carga viral, ou seja, depois de administrado, a contagem de vírus é menor com o novo medicamento. Em situações normais, sem o uso de medicamentos, o alívio dos sintomas do influenza surgirá após 80 horas, aproximadamente.

 

O Influenza é uma doença viral causada, principalmente, pelos subtipos A e B do vírus H1N1. Pode ocorrer durante o ano inteiro, mas apresenta maior número de casos no outono e no inverno. Os sintomas são semelhantes ao resfriado, porém de forma mais intensa. De forma muito simplória, para distingui-los, se diz que ao conseguir sair da cama é um resfriado, ainda que muito forte. O que não acontece com a infecção por Influenza, que “derruba” a pessoa, não permitindo que se levante. Por isso o diagnóstico precoce é importante, dentro de 48 horas, para justificar que a medicação seja indicada.

 

Ao usar o medicamento após o prazo de 48 horas, sua efetividade irá cair significativamente porque ele não “mata” os vírus, mas os impede de duplicar. Assim, quando mais precocemente for administrado, menor taxa de replicação irá ocorrer, mantendo uma quantidade de vírus no organismo menos e, consequentemente, menos sintomas e menor gravidade. Esse efeito não será conseguido quando já houver muitos vírus no corpo.

 

O medicamento recém aprovado foi testado em pouco mais de 1800 pessoas e está previsto para ser administrado em dose única, pela via oral. A posologia do oseltamivir é diferente, é indicado em duas doses diárias, durante cinco dias. Além disso, o oseltamivir está aprovado para crianças a partir de um ano no Brasil, mas a partir de duas semanas nos EUA. Porém, alguns estudos indicam a possibilidade desse medicamento causar bradicardia (redução da frequência) em crianças.

 

O novo medicamento surge após 20 anos do lançamento do oseltamivir. Isso é importante porque o influenza pode matar. Os números epidemiológicos no Brasil, para essa infecção, oscilam, mas aumentou no primeiro semestre de 2018. Foram mais de 3.500 casos com regiões apresentando 20% de mortes. A vacinação ainda é a melhor forma de prevenção.

 

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.

 

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

 

Foto: Istock