Turismo/Roteiros Nacionais | 12/01/2019

Conheça belas ilhas brasileiras

MIRIAN RIBEIRO - DA REDAÇÃO

Paradisíacas, badaladas, selvagens, abençoadas pela natureza e tendo o mar como horizonte por todos os lados. A infinidade de ilhas que pontilha o litoral brasileiro, com 7.367 km de extensão, é um convite e tanto para aproveitar o verão, a estação mais quente e alegre do ano. Confira algumas das mais famosas:

 

Morro de São Paulo, BA


Localizado a 190 km de Ilhéus e 272 km de Salvador está Morro de São Paulo, com sua beleza e o extremo verde circundando a linda ilha. É possível chegar até lá por via aérea, marítima ou terrestre. A ida até o Morro de São Paulo proporciona passeios nas ilhas vizinhas, trilhas ecológicas com guias, visitas a monumentos históricos da época colonial e banhos de mar nas águas cristalinas e mornas.

 

Ilha Grande, RJ


Mais de cem praias exuberantes e trilhas com vegetação de Mata Atlântica recebem os turistas na Ilha Grande, um paraíso ecológico próximo a Angra dos Reis. O acesso se dá a partir da Rodovia Rio-Santos. A ilha é exemplo de desenvolvimento sustentável e onde os carros estão proibidos. Pousadas charmosas, gastronomia diferenciada, praias com mar esverdeado e mergulhos são as opções de passeios por lá. 


Ilhabela, SP (foto)
A ilha do litoral norte paulista, a 130 km da capital, faz jus ao nome por seus belos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas por vegetação nativa, cachoeiras e praias com areias douradas e águas cristalinas. Ilhabela é conhecida como a capital nacional da vela e é acessada por balsas que partem de São Sebastião. A costa voltada para o mar aberto tem as praias mais selvagens da ilha, com acessos difíceis, que faz com que suas paisagens sejam praticamente intocáveis. 

 

Fernando de Noronha


O arquipélago possui praias totalmente preservadas, com a aura de paraísos isolados. É difícil decidir qual delas é a mais bonita, porém a Baía dos Porcos e o Sancho são as mais cobiçadas. Baía dos Porcos possui uma mistura cênica de formações rochosas com um mar cristalino. Areias douradas, mar em tons de azul e vegetação nativa justificam a fama da praia do Sancho, apontada diversas vezes como a mais bonita do Brasil. Na ilha existem outras diversas praias e piscinas naturais que permitem o contato direto com a fauna marinha do arquipélago. Mas prepare o bolso, pois o turismo por lá é bem caro.

 

Ilha do Cardoso – SP
Ecológica, inóspita, com praias bem desertas, a Ilha do Cardoso pode ser acessada através da cidade de Cananéia, no extremo sul do litoral paulista. Vale a pena um passeio de lancha para nadar com os golfinhos ou realizar as trilhas pela exuberante Mata Atlântica. A culinária local é rica em peixes, camarões e frutos do mar. Na ilha, as opções de hospedagem são bem simples. 


Ilha do Mel, PR
O litoral do Paraná é um dos menores do Brasil, mas a natureza e a geografia deram a ele destinos diferenciados com imagens deslumbrantes e belos cenários. Situada a 4 km do litoral paranaense, a Ilha do Mel tem 90% de sua área protegida como reserva da biosfera e patrimônio da humanidade da UNESCO. A ilha tem praias com águas límpidas, ideais para mergulho e trilhas em meio à vegetação da Mata Atlântica, que a tornam ideal para encontrar a natureza em seu estado puro. De barco, o acesso à ilha é feito desde as cidades de Paranaguá ou Pontal do Paraná. 

 

Ilha de Vitória, ES
Principal das 34 ilhas que formam o arquipélago onde está situada a capital do Espírito Santo, na Ilha de Vitória ficam pontos importantes da cidade, como o bairro de Praia do Canto e o Iate Clube. A Ilha de Vitória está ligada à parte continental da cidade e às outras ilhas por meio de pontes. Um dos destaques culinários imperdíveis por lá é a moqueca capixaba, prato típico a base de peixe.

 

Ilha de Santa Catarina, SC
Com 54 km de extensão, a Ilha de Santa Catarina abriga quase inteiramente a cidade de Florianópolis e está conectada ao continente por três pontes. Belas praias como Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava, além de duas grandes lagoas e uma rica vegetação fazem parte das belezas naturais da ilha. Programação variada de shows, festivais gastronômicos, bons shoppings, praias badaladas e esportes náuticos aguardam o turista neste verão.

 

Fotos: Ministério do Turismo


Leia também