Leitura

Jornalista relembra trajetória marcante de Esmeraldo Tarquínio

16/01/2019

"Entendi o quão rica e profunda era essa figura popular e percebi que sua imagem estava se perdendo com o tempo", conta Rafael Motta, que eternizou, em 2012, a vida de Tarquínio em 240 páginas. Com o objetivo de reviver e apresentar para mais pessoas a vida deste personagem único, o jornalista realiza uma roda de conversa a partir das 16h deste sábado (19), no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro).

 

Após um ano e dois meses de pesquisa, junto aos três meses de redação, Rafael afirma que Tarquínio era alguém que podíamos chamar de homem do povo. Negro, de origem pobre, Tarquínio nasceu em São Vicente, em 1927, e foi batizado na Igreja Matriz da Cidade. "Ele representou, como pessoa, o símbolo da batalha da população pelo direito de escolha, por mais liberdade política e de expressão".

 

O bate-papo vai girar em torno de quem foi esse vicentino e qual foi sua trajetória política. "Falar da história dele é essencial para que as pessoas lembrem-se da importância da democracia, de participar das decisões", intera Rafael. Após esse momento, se iniciará à tarde de autógrafos. Os interessados podem adquirir o livro por R$ 30.

 

Foto: Reprodução/Twitter