Comportamento

Saiba como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

16/01/2019

Com o fim das férias letivas/escolares, chega o momento dos pais começarem a pensar na compra dos materiais escolares, nos livros e uniformes, além de também se preocupar com o que colocar na lancheira dos pequenos. A maior dor de cabeça é sem dúvida a de conciliar alimentos que sejam saudáveis com aqueles que são agradáveis nos paladares das crianças.

 

As melhores merendas sempre serão as repletas de alimentos como frutas e verduras. Para os pequenos conseguirem realizar suas tarefas e terem energias suficientes para as brincadeiras, são necessárias refeições que contenham uma recheada fonte de carboidratos. Receitas de tapioca e biscoitinhos saudáveis são alternativas ricas em carboidratos para os lanchinhos da tarde.

 

A nutricionista e responsável pelo controle de qualidade da Uni Alimentos, Fernanda Alferes, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher as receitas de tapioca e os biscoitos saudáveis. “Por possuir muito carboidrato, as melhores receitas serão sempre aquelas balanceadas com fibras e proteínas.

 

Para os biscoitos, devemos tomar cuidado com os recheados, que apresentam muita gordura trans, usada para prolongar a validade dos produtos, além do alto teor de sódio e açúcares, podendo ocasionar problemas na saúde como a obesidade, o enfraquecimento dos ossos e outras doenças.” 

 

Fernanda explica que os biscoitinhos saudáveis podem ajudar os pequenos a pegarem gosto pelo hábito de alimentos mais benéficos. “Um truque muito bacana na hora de montar a lancheira do seu filho, é adicionar biscoitinhos sem glúten e ricos em vitaminas. Eles já se acostumarão desde cedo a ter uma boa alimentação. Vale lembrar que frutas e verduras frescas são insubstituíveis na refeição das crianças”.

 

Foto: Pixabay