Notícias

Alimentos que combatem o inchaço do corpo

19/01/2019

Nem tudo são flores no verão, a estação do sol, do colorido, da alegria. Além do cansaço, indisposição e mal estar causados pelo calor – extremamente excessivo neste verão -, muitas pessoas percebem alterações visíveis no corpo, com inchaço nas pernas, pés, barriga, e uma das causas está ligada ao calor. É que com as altas temperaturas os vasos sanguíneos dilatam e liberam líquidos nos tecidos, resultando no inchaço. Mas o problema pode também ter como causa maus hábitos alimentares.

“Um dos principais causadores do inchaço temporário são os alimentos ricos em sódio (embutidos, enlatados, queijos amarelos e reparações temperadas excessivamente com sal). Outra causa é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo”, explica a nutricionista Mariana Maciel, da rede de centros médicos Dr Consulta, que dá dicas de alimentos que ajudam a combater o problema:

Melancia e melão – Apesar da fama inversa, a digestão da melancia é fácil, já que ela é composta basicamente por água. Ambas as frutas são ricas em fibras e água, ajudando a desinchar o corpo e também limpar o organismo. “Uma vez que se aumente a hidratação do indivíduo, aumenta-se também a sua excreção e o bom funcionamento dos rins”, informa a nutricionista.

Iogurte – Sendo rico em probióticos, o alimento ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. "O controle da função intestinal passa pelo equilíbrio das bactérias que nele habitam. O desequilíbrio delas é chamado disbiose e leva a alterações imunológicas e inflamatórias que geram sintomas relacionados ao trânsito intestinal (diarreia ou constipação), dor abdominal e flatulência", diz Mariana Maciel.

Gengibre – O gengibre apresenta vários benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Por seus efeitos antiinflamatórios e digestivos, pode ajudar a diminuir a percepção de "estômago estufado". 

Pimenta – “A pimenta vermelha é rica em capsaicina, um composto bioativo que tem ação antiinflamatória, capaz de reduzir o inchaço provocado pelas reações inflamatórias do organismo", revela a nutricionista.

Chá de hibisco –  Segundo especialistas, beber chá de hibisco após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso. "É rico em compostos bioativos antioxidantes, vitamina C, tem propriedades diuréticas e levemente laxativa, podendo ajudar a diminuir a sensação de inchaço", afirma a nutricionista.

Mamão – O mamão é um alimento rico em fibras e vitaminas que auxiliam no funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal. De acordo com a nutricionista, a fruta também contém papaína, uma enzima que digere proteínas, podendo ajudar no processo digestivo e no bom trânsito gastrointestinal.

Água – Consumir água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde. "A água pode ajudar no bom funcionamento dos rins, aumentando a eliminação de líquidos e toxinas. Além disso, é fundamental para a boa hidratação do bolo fecal, interagindo com as fibras e auxiliando no movimento natural do intestino".

Farelo de aveia – O farelo de aveia é um alimento riquíssimo em fibras, capaz de promover maior sensação de saciedade, regular o trânsito intestinal e auxiliar na digestão e absorção de nutrientes.