Notícias

Calor favorece proliferação de insetos

19/01/2019

O calor aumenta o risco de doenças transmitidas por insetos (dengue, chikungunya, febre amarela e outras), também conhecidas como “arboviroses”. Com as temperaturas elevadas e as pancadas frequentes de chuva que caracterizam o verão, os mosquitos aumentam a velocidade de reprodução, elevando o risco de doenças. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite os vírus da zika, chikungunya e febre amarela.

Segundo o pesquisador Lincoln Suesdek, diversos estudos constataram que o mosquito passa por alterações em prazos curtos, com mudanças de tamanho e formato da asa, segundo as estações do ano. “O patrimônio genético do inseto é dinâmico. Isso significa que a espécie conta com potencial elevado para se modificar”, salienta.

Cuidados essenciais
“Para evitar a proliferação do mosquito é fundamental eliminar focos e criadouros. O uso de produtos químicos é insuficiente para o controle do inseto”, enfatiza o especialista Dalton Pereira da Fonseca Jr, superintendente da Sucen.

No caso da dengue, o apoio da população representa um passo fundamental para evitar focos de transmissão da doença, uma vez que aproximadamente 80% dos criadouros estão em residências. Por isso, armazenar água de forma incorreta, deixar algum espaço aberto na caixa d’água ou esquecer recipiente no quintal são os principais motivos que fazem das casas os principais criadouros do mosquito, que prefere água parada e limpa.