Teatro

Teatro Municipal recebe montagem completa de O Lago dos Cisnes

23/01/2019

O 4º Fórum de Ballet e Dança da Especial Academia, um dos mais importantes cursos de balé clássico da América Latina, chega ao fim nesta sexta-feira (25), às 20h, com a apresentação da montagem completa de O Lago dos Cisnes, no palco do Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

 

Dirigido e montado por Guivalde de Almeida, o “clássico dos clássicos” traz como protagonista Jullie Pinheiro, bailarina premiada nos mais prestigiados concursos de dança do mundo, como o de Varna e Moscou. Outra convidada especial é Andreza Randisek, primeira bailarina estrela do Ballet do Teatro Municipal de Santiago, que veio para ensaiar a obra. É a primeira vez que a artista faz esse trabalho no Brasil.

 

O fórum de balé ocorre desde o último dia 7, em Praia Grande, e tem como foco o balé clássico e suas vertentes. São oferecidas aulas de técnica clássica, técnica masculina, pontas, pas de deux, repertório tradicional e dança caráter. Na área da Pedagogia, o curso ofereceu aulas de qualificação para professores de baby class e ballet infantil, além de curso de metodologia.

 

Paralelamente, os participantes fazem aula de dança contemporânea e uma oficina de maquiagem cênica. Os ingressos custam R$ 40 e têm preço promocional de R$ 30 até esta quarta-feira (23), na secretaria do evento (Rua Limeira, 119, Praia Grande). No dia do espetáculo haverá venda de ingressos na bilheteria do Teatro Municipal.

 

Um clássico com mais de 140 anos de história

A história do clássico O Lago dos Cisnes é atemporal. Fala de amor, de ódio, de enganação, de princípios e de vidas. A primeira apresentação de aconteceu em Moscou, em 1877, a partir de uma encomenda feita ao compositor Tchaikovsky, para que ele executasse uma música sobre uma obra na qual as mulheres eram transformadas em cisnes.

 

O que ninguém esperava era o seu fracasso, tanto pela coreografia, pela orquestra e também pelo corpo de baile.

 

Anos depois, em 1894, o príncipe Ivan Alexandrovich, diretor do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, decidiu homenagear Tchaikovsky e então pediu que uma nova versão fosse feita, desta vez assinada por dois importantes coreógrafos: os atos 1 e 3 foram assinados por Marius Petipa e os atos 2 e 4 por Lev Ivanov, com regência de Riccardo Drigo. E foi um sucesso. Essa é a versão que será dançada nesta sexta.

 

O Lago dos Cisnes conta a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha transformada em um cisne por um feiticeiro chamado Rothbart. Odette é destinada a ser um cisne até que se apaixone por um homem que lhe jure amor eterno. Siegfried, encantado por ela, promete esse amor, porém, em sua festa de aniversário é enganado por pelo feiticeiro e declara seu amor por Odile, gêmea ruim de Odette.

 

Quando ele percebe que foi enganado, corre a um lago em busca de sua amada. No local, o príncipe luta contra Rothbart para destruir o seu poder e ficar com a sua amada.

 

Foto: Divulgação/Tomas Kolisch Jr