Notícias

Escolha o ar condicionado ideal para os ambientes

26/01/2019

Já faz tempo que ter um aparelho de ar condicionado em casa deixou de ser luxo e virou sinônimo de qualidade de vida. Nos últimos anos, os verões têm sido cada vez mais quentes e não há nada melhor do que chegar em casa e ficar confortável sob temperatura mais agradável. Separamos dicas importantes sobre como escolher o aparelho de ar condicionado ideal, com a capacidade necessária e como aproveitar seus recursos para deixar a casa climatizada gastando menos energia elétrica.

 

Prefira os modelos eficientes
Na hora de comprar um ar-condicionado, opte por aparelhos mais eficientes. “Prefira os que têm Selo Procel A e que utilizam tecnologia Inverter, pois podem chegar a uma economia de energia até 74% superior comparado a modelos menos eficientes e convencionais”, explica o gerente de marketing da Midea Nikolas Corbacho.

 

Se precisar climatizar vários cômodos, a dica é investir em um modelo chamado multisplit, que utiliza apenas uma condensadora e conta com todos os recursos dos splits. Entretanto, se a construção tiver restrição arquitetônica ou já tem um espaço reservado na parede, a dica é escolher um ar-condicionado de janela. Entre as vantagens do modelo são a facilidade e o custo menor de instalação.

 

Quantos BTUs?
Pesquise para saber qual a capacidade térmica necessária para sua demanda, a medida deve ser calculada em BTU/h. Um aparelho com capacidade maior do que a necessária para o ambiente certamente vai desperdiçar energia. Enquanto outro, com capacidade menor, fará o produto trabalhar mais para alcançar a temperatura programada.

 

Alguns sites possuem um calculador para ajudar na tarefa de descobrir quantos BTUs são indicados para o seu ambiente. Para fazer o cálculo, ela considera a área do ambiente, o número de pessoas que frequentam o ambiente, as fontes de calor entre outros fatores.

 

Novos modelos aliam tecnologia
Os recursos tecnológicos presentes nos aparelhos de ar-condicionado devem ser usados como aliados para gerar conforto térmico, tratar o ar do ambiente e economizar energia. Um modelo com Wi-Fi, por exemplo, ajuda o consumidor a verificar se desligou ou não o aparelho à distância, além de monitorar o consumo de energia. Ele pode ser controlado por meio de um aplicativo para celular.

 

Cuidados
A manutenção preventiva do ar-condicionado, assim como a limpeza periódica dos filtros, faz bem para a sua saúde do produto e para o seu bolso. Desta forma, os filtros não acumulam sujeiras que podem obstruir a saída de ar e exigir mais energia para funcionar.

 

O filtro tela é lavável e pode ser limpo com aspirador de pó. Atenção, só reinstale após ter certeza que ele está totalmente seco. Já os de Carvão Ativado e o 3M quando sujos devem ser substituídos. Em caso de dúvida, consulte o manual  do aparelho.

 

Foto: Pixabay