Geral

Procissão de Iemanjá será neste domingo (10) em São Vicente

08/02/2019

A Praia do Gonzaguinha recebe, neste domingo (10), a tradicional Procissão de Iemanjá. Esta é a 14ª edição do evento. A solenidade tem início às 9h, na Praça Tom Jobim. Durante toda a manhã, haverá atrações artísticas e culturais com apresentação do Balé Afro de São Vicente, afoxé, capoeira e música. Também haverá opções gastronômicas.  

 

A partir das 12h terá início a procissão, que sai da Rua Ataliba Leonel, no Catiapoã, onde fica a Casa de Candomblé da Mãe Dan, em direção a Praça Tom Jobim, seguindo até a Praça Heróis de 32, no Gonzaguinha, onde terá início a cerimônia religiosa. Agentes de trânsito acompanharão o cortejo. Um barco irá para alto-mar entregar presentes à Iemanjá.

 

Realizado pela Associação Religiosa Ilé Asé de Oxumare, o evento tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult), do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de São Vicente (COMPIR-SV), da Associação Amigos Vila Valença (AAVV), do Movimento Social e Cultural de Matrizes Africana e do Afoxé Laroyê de Praia Grande. A ação faz parte do calendário de festividades de São Vicente.

 

Iemanjá
Cultuada principalmente pelo candomblé e umbanda, o nome vem de “Yèyé omo ejá”, do idioma yorubá, e significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Por isso, é considerada mãe de todos os orixás e Rainha do Mar, padroeira dos navegantes e das famílias. Tradicionalmente, as oferendas são colocadas na praia porque o mar é o seu espaço sagrado.