Notícias

Conforto e estética: ar condicionado em harmonia com a decoração

09/02/2019

O ar condicionado tornou-se um equipamento praticamente imprescindível nestes tempos de dias extremamente quentes. E é possível que sua instalação seja feita harmonizando com a decoração de seu ambiente, embora muita gente acha que o “trambolho” estraga a estética do local. Os arquitetos Cris Paola, Karina Korn e Renato Andrade dão dicas sobre os locais mais adequados para colocar o aparelho. 

 

“O equipamento pode ser integrado à decoração de diversas formas. A mais simples é colocá-lo em uma parede de mesmo tom, evitando o peso de um contraste. A evaporadora também pode compor o espaço dentro de um nicho em uma estante de marcenaria, por exemplo. Você assume o ar condicionado no ambiente de um jeito elegante e divertido”, afirma a arquiteta Karina Korn.

 

“Disfarçando”


Foto: Hamilton Penna

 

Se a intenção é realmente esconder o aparelho, Cris Paola indica o uso de marcenaria sob medida, mas é importante que ele não pode ficar totalmente lacrado. Por exemplo, se for o caso de fechar o nicho, deve-se investir em portas de correr ripadas. 

 

Ambientes pequenos

Foto: Luís Gomes

 

Segundo Renato, a regra é o bom-senso e equilíbrio. “Equipamentos como splits Hi-Wall, aqueles mais convencionais, os Split Window, uma versão mais contemporânea dos equipamentos mais antigos, ou Multi Split, que é quando se utiliza uma condensadora para mais de uma evaporadora, são os mais apropriados”, conta.

 

Foto: Edu Pozella