Notícias

3º Bravo tem início com concerto no Guarany

11/02/2019

Com a presença de 49 bolsistas selecionados, do total de 65 candidatos, foi aberto na noite de sábado (9), o 3º Bravo Festival Orquestral de Santos. O público lotou o Teatro Guarany para apreciar os quartetos Ybirá (sopros) e Caiçara, além do violinista santista Bruno Robalo, vencedor do concurso de solistas da última edição do festival. O evento da Secretaria de Cultura (Secult) segue com ampla programação até o próximo dia 17.

 

O coordenador do Bravo, Rômulo Moreira, que idealizou a iniciativa após temporada de estudos na Áustria, deu as boas-vindas aos bolsistas e garantiu que o festival mudará a vida dos jovens que pretendem seguir carreira. “O festival tem por objetivo lançar novos talentos e está voltado para quem quer viver intensamente a arte”. A participação de profissionais de renome na coordenação das masterclasses, segundo ele, é uma chance de aprimoramento. “O festival representa a possibilidade de uma grande mudança na vida dos bolsistas”.

 

Dentre os músicos, estão o maestro Marcelo Maganha, Wellington Rebouças (violino), Thiago Araújo (trompete), Joel de Souza (violoncelo) e Renato Bandel (viola). Já Cristina Vida, coordenadora de cursos da Secult, frisou o privilégio de os jovens em participar de um festival com o perfil do Bravo e de viver em uma cidade que tem “olhar sensível” para a arte. “É uma oportunidade de contar com pessoas que amam a arte e têm o firme desejo de dividir seus conhecimentos”.

 

Concerto
Interpretando a peça Quarteto opus 93 de Karl Goepfart, o Grupo de Sopros Ybirá é integrado por Thalia Izidoro (flauta transversal), Vitor Hugo (oboé), Helena Nish (clarinete) e Manuela Santos (fagote). Já o Quarteto Caiçara, composto por Vinícius Mendes (violino), Abner Sousa (violino), Otávio Monteiro (viola) e Jeff Moutqa (violoncelo), bisou a apresentação, a pedido do público.

 

Bruno Robalo, interpretou o 3º Concerto para Violino, de Mozart, acompanhado da orquestra de câmara formada por Matheus Farias, Marley Chamorro, Danilo Alves, Janaína Rocha, Ageu Crispin, Jéssica Camelo.

 

Confira a programação completa.

 

Foto: Francisco Arrais.