Colunistas/Mundo Pet | 11/02/2019

Mais 3 mil cães e gatos vão receber chips de identificação em Sanos

É repórter do Jornal da Orla e "mãe" de dois cães, a Lola e o Paluza

Mais 3 mil microchips de identificação subcutâneo com a numeração do RGA (Registro Geral Animal) serão implantados pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida) em cães e gatos, a partir de 11 de março. O serviço será ofertado sob três condições: gratuidade para quem castrou seu animal na unidade; R$ 30 para donos de bichos castrados em outros locais e R$ 80 no caso de animais não castrados.

 

Implantada no Município desde 2012 pela Secretaria de Meio Ambiente, a microchipagem é uma tecnologia inovadora que elimina o risco de perder a identificação do animal. “Sendo cadastrado na Codevida, com a numeração no microchip é possível buscar todo o histórico do animal como nome e cor, vacinas já tomadas e atendimentos recebidos, além do nome e endereço do responsável”, explica a coordenadora da Codevida, Leila Abreu, ressaltando que os valores arrecadados na microchipagem serão revertidos ao Fundo Municipal de Bem Estar Animal (Fubem).

 

Informações sobre dias e horários da microchipagem podem ser obtidas pelo telefone (13) 3203-5075 ou (13) 3203-5593, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Munícipes interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Santos na Codevida, após agendamento, além da taxa para a aplicação.

 

As informações dos animais são cadastradas no SIGSantos, sistema de geoprocessamento desenvolvido pelo Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic), da Secretaria de Gestão. O RGA é obrigatório pela lei complementar 533/2005, visando o controle de atendimento, a posse responsável e o bem-estar dos animais no Município. Até o momento, 31 mil já têm o registro em Santos.

 

Licitação
De acordo com a Semam, está em andamento processo licitatório para aquisição de mais 20 mil microchips. Desde 2012 já foram implantados 5 mil em animais da Cidade.

 

Castrações
A Codevida realiza média de 400 castrações por mês. O agendamento é feito no local todo dia 15 do mês (dia útil). Caso o dia 15 seja sábado, domingo ou feriado, ele ocorre no primeiro dia útil subsequente ao 15. O interessado deve levar RG, CPF e comprovante de residência. No momento da castração, o animal já é microchipado. Funcionamento da Codevida: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, à Av. Francisco Manoel s/n, no Jabaquara.

 

Foto: Francisco Arrais


Leia também