Santos

Defesa Civil alerta para previsão de chuvas fortes na região

11/02/2019

A cidade de Cubatão retornou ao estado de "Observação", de acordo com os critérios do Plano Preventivo de Defesa Civil e do Plano de Contingência da Serra do Mar. O município saiu do estado de "Atenção", decretado semana passada, por conta das fortes chuvas que atingiram a Região. Além dessa mudança, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão alerta para a chegada de uma nova frente fria na região a partir do final da tarde desta segunda-feira (11), trazendo fortes pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

 

De acordo com o aviso de risco meteorológico divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria vinda do sul do País ajudam a organizar a umidade procedente da Amazônia e devem causar chuvas dispersas no Estado. "A água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados no Estado", alerta o comunicado.  

 

O documento informa ainda que na faixa leste, principalmente nas regiões litorâneas, estão previstas chuvas de intensidade fraca a moderada de longa duração, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios. De segunda a sexta-feira (11 a 15), a Baixada Santista deve acumular acima de 130 mm de chuvas.

 

Nesta terça-feira (12), a frente fria, segundo o alerta, avança, causando pancada de chuva forte desde a tarde até a noite. Será seguida de chuva de intensidade fraca a moderada que se se estenderá até a próxima madrugada de quarta-feira (13).  

 

Maré alta em Santos

O avanço da frente fria deve provocar ondas moderadas e maré acima do normal nesta quarta-feira (13), de acordo com a Defesa Civil, a partir de dados do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.

 

Ventos intensos estão previstos para a região costeira. A previsão é de que o mar comece a ficar agitado na manhã de quarta-feira e, no período da tarde, as ondas possam ultrapassar 2 metros na região da baía de Santos. O nível do mar estará acima da tábua de marés, mas a previsão é de que a maré não seja muito elevada, chegando a 1,4 metro na baía de Santos, por volta das 10h e das 23h. No interior do estuário, o nível do mar deve ultrapassar 1,5m.

 

Caso ocorram chuvas intensas, conforme previsto pelos institutos de meteorologia, podem acontecer alagamentos.

 

Foto: Francisco Arrais/PMS