Teatro

Projeto conta sobre a história de Santos através do teatro

12/02/2019

Com o objetivo de usar a forma lúdica do teatro para fazer alunos, professores, turistas e munícipes se sentirem no túnel do tempo, o Projeto Era Uma Vez atua como um marco para a cultura local através de apresentações com personagens inspirados na época da colonização até o século XIX.

 

O "Era uma Vez em Santos: Uma Aula de História Encenada" consiste em ensinar os fatos e episódios marcantes da cidade de Santos, utilizando a narrativa teatral, fazendo uso de seus personagens e pontos históricos. A atração conta com a intervenção de um narrador, que pretender provocar a reflexão de quem o assiste sobre os costumes e a cultura de cada época, de forma interativa aos acontecimentos. A apresentação passa pelos 5 séculos da história da cidade e do Brasil.

 

As apresentações ocorrem no Centro Histórico de Santos, passando por, Outeiro de Santa Catarina, Casa do Trem Bélico, Monumento do Braz Cubas, Igreja da Ordem 3ª do Carmo, Pantheon dos Andradas, Bolsa Oficial do Café, Casa de Frontaria Azulejada e Santuário de Santo Antonio do Valongo. Ao longo do percurso, personagens como, o Índio, Português, Corsário (pirata), Escravo, Capitão do Mato, Padre, Comissario da Bolsa, Frei Franciscano e o professor mediador "a temporal", vão aparecendo e interagindo com as crianças através das cenas.  

 

Uma das coordenadoras do projeto, Sayonara Farias, acredita que a atividade é um grande passo para desconstruir a educação arcaiaca que ainda existe em muitas escolas. "Através do lúdico, a criança despertará mais gosto pelo aprendizado e consequentemente terá mais estímulos para buscar diferentes formas de aprender. O projeto também tem como objetivo inspirar professores de história a buscar maneiras diferentes de lecionar", conta.

 

Cada apresentação tem aproximadamente 1:30 de duração. Ela poderá ocorrer no período da manhã ou da tarde, mediante agendamento prévio pelos contatos: (13) 98153-7940 tratar com Sayonara Farias e (13) 99116-4179 com Gabriel Pierin.

 

 

Foto: Divulgação