Notícias

Coral Mokiti Okada de Santos expande atividades e abre inscrições para novas vozes

15/02/2019

O Coral Mokiti Okada de Santos quer triplicar o número de vozes, das atuais 50 para 150, e para isso, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (22). Uma novidade é a criação da modalidade Melhor Idade, que receberá participantes com mais de 55 anos. Para se inscrever, basta enviar e-mail para o endereço [email protected] ou ligar para  (13) 97420 8307.

 

Há 60 vagas para o Coral Adulto, destinado a participantes com idades entre 15 e 55 anos, e outras 40 vagas para o Coral Vozes de Ouro, que reunirá os seniores para a experiência de soltar a voz e desenvolver habilidades. Não é preciso ter experiência musical, e a participação é gratuita. Para ativar a inscrição basta apresentar documento de identidade.  

 

“Queremos expandir o grupo porque acreditamos que a música, como arte de alto nível, tem o poder de transformar o sentimento do indivíduo”, afirma a regente Renata Soares. “Música e sociedade estão interligadas, e essa união é capaz de construir um mundo melhor, respeitando as diferenças e os valores sociais”.

 

Os ensaios ocorrem aos sábados, das 10h às 12h, na sede Igreja Messiânica Mundial (Rua Júlio Conceição, 215, Vila Mathias). A classificação vocal e a primeira aula estão agendadas para sábado (23), às 10h. 

 

Proposta

O Coral é uma realização do Setor Musical da Fundação Mokiti Okada, organização de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua em conformidade com a filosofia do líder espiritualista Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica Mundial, originária do Japão. 

 

A proposta é orientar, educar e capacitar o participante não só no aspecto da formação musical, mas, também, na sua constituição como ser humano.

 

Na Baixada Santista, o Coral Mokiti Okada construiu uma história de 16 anos de dedicação à música. Os participantes têm a oportunidade de desenvolver repertório variado, que mescla canções folclóricas e música popular brasileira, assim como apresenta a beleza do erudito e do sacro. Há também obras especiais, de épocas remotas, com sonoridades marcantes.  

 

O maestro Roberto Carlos Nunes, do Setor Musical da Fundação, destaca que o filósofo Mokiti Okada alerta em seus Ensinamentos sobre o poder da palavra, de suas vibrações. “Ele nos ensina que as palavras têm vida. Por isso, o repertório oferecido aos alunos traz obras que influenciem positivamente seu comportamento, por meio das vibrações que produzem”.

 

Em outra observação, a regente Renata Soares lembra que inúmeras pesquisas demonstram que a música promove o equilíbrio humano, auxilia na concentração e favorece o processo de ensino-aprendizagem. “Além disso, melhora a autoestima, favorecendo a conquista de um estado de harmonia e bem-estar”, enfatiza. 

 

Vozes de Ouro

Para o grupo da Melhor Idade, além da prática do canto, há atividades voltadas para a reeducação corporal e vocal, trazendo melhorias na percepção musical, corporal e auditiva, e aperfeiçoamento do aparelho respiratório, da memória e da coordenação motora. “São fatores que elevam a autoestima e conduzem a uma vida mais alegre e feliz”, finaliza Renata. 
 

Foto: Danilo Tavares