Teatro

Oficina de Teatro de Bonecos Mamulengos no Engenho dos Erasmos

15/02/2019

O Programa Portas Abertas 2019 do Engenho dos Erasmos começa em fevereiro com uma atividade cultural para adultos e crianças (a partir de 7 anos). A Oficina de Teatro de Bonecos Mamulengos acontece no próximo sábado (23), às 14h30. O evento é gratuito, com vagas limitadas mas é preciso se inscrever através do site Engenho dos Erasmos.

 

Também conhecidos como Briguela ou João Minhoca, os bonecos mamulengos são fantoches ou marionetes utilizadas para a representação de dramas improvisados. Repleto de elementos vinculados à tradição dos folguedos ibéricos e sendo remanescentes dos espetáculos da Commedia dell´Arte, o Mamulengo encanta públicos de todas as idades há gerações, retratando questões universais e cotidianas. Sua origem remonta ao período colonial e ao hibridismo cultural.

 

Durante a Oficina, conduzida pela artista e arte-educadora Cláudia Mello, os participantes criarão bonecos a partir de colheres de pau, dando-lhes identidade e características étnico-culturais, utilizando para isso a mobilização de suas próprias memórias pessoais, raízes identitárias, visão de mundo e imaginação. A atividade culmina em uma ação colaborativa de criação de histórias inspiradas nos cordéis, para que os mamulengos interajam.

 

Além das técnicas de confecção dos bonecos, os participantes terão oportunidade de aprender mais sobre a história da tradição do Teatro de Bonecos Mamulengos, além de conhecer detalhes do Entrudo, o folguedo português praticado no Brasil Colonial durante os três dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, de uma maneira diferente das festas carnavalescas conhecidas hoje.

 

Foto: Museu do Mamulengo/Prefeitura de Olinda/Wikimedia Commons