Notícias

Dores nas pernas

23/02/2019

Muita gente sente dor nas pernas com certa freqüência, mas na maioria das vezes não há motivo de maiores preocupações. A sensação pode ser devido ao uso excessivo ou lesões menores e, neste caso, o desconforto geralmente desaparece em pouco tempo. Porém, a dor persistente pode sinalizar algum problema de saúde e é preciso investigar. A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita elenca as prováveis causas e recomenda que o diagnóstico preciso seja feito por médico especialista em consultório.

 

Cãibras – Uma das principais causas da dor nas pernas é a cãibra muscular ou o espasmo, que geralmente desencadeia dor súbita e aguda à medida que os músculos das pernas se contraem e podem formar um nódulo visível e duro sob a pele. Pode haver vermelhidão e inchaço na área circundante. “A fadiga e a desidratação muscular podem levar a cãibras nas pernas, bem como certos medicamentos, incluindo diuréticos e estatinas”, comenta Aline.

 

Lesões – A dor pode refletir tensão muscular, uma lesão comum que acontece quando as fibras musculares se rompem como resultado do excesso de exercício. Outra condição comum é a inflamação de um tendão, a popular tendinite. Quando se inflama, pode ser difícil mover a articulação afetada. A bursite do joelho e a ruptura do Tendão de Aquiles, um forte cordão fibroso que liga os músculos na parte do osso do calcanhar, são outros motivos de forte dor.

 

Flebite – Pernas inchadas, doloridas, avermelhadas e aquecidas podem ser sinais de flebite (também conhecida como tromboflebite), inflamação na parede das veias, que ficam endurecidas devido à coagulação do sangue. Acontece normalmente devido ao fluxo do sangue mais lento, um dano local e mudanças na composição do sangue.

 

Tendão de Aquiles – Se o Tendão de Aquiles se rompe, a pessoa pode sentir um estalido ou pressão, seguido de uma dor aguda imediata na parte traseira do tornozelo e da perna que provavelmente afetará sua habilidade de caminhar corretamente. “A cirurgia geralmente é a melhor opção para reparar este tipo de ruptura do tendão de Aquiles, mas para muitas pessoas o tratamento não cirúrgico também funciona”, comenta a cirurgiã.

 

Dor ciática – Uma das dores mais comuns é ciática, que irradia ao longo do caminho do nervo ciático, se ramifica da parte inferior das costas através dos quadris e nádegas e para baixo em cada perna. Normalmente, a ciática afeta apenas um lado do corpo e ocorre com mais frequência quando há uma hérnia de disco, esporão ósseo na coluna vertebral ou estreitamento da coluna vertebral (estenose espinhal), o que comprime parte do nervo. Isso causa inflamação, dor e, muitas vezes, algum entorpecimento na perna afetada. 

 

Veias varicosas – As veias alargadas e nodosas, chamadas de varicosas, também podem causar muita dor e indicar um maior risco de outros problemas circulatórios. O tratamento pode envolver medidas ou procedimentos médicos para fechar ou remover veias.

 

Aterosclerose – Trata-se do estreitamento e endurecimento das artérias devido ao acúmulo de gordura e colesterol. “Se os tecidos na perna não recebem oxigênio suficiente, isso pode resultar em dor nas pernas, particularmente nas panturrilhas”, esclarece a médica.

 

Trombose venosa profunda (TVP) – O problema ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia. As TVPs geralmente se formam na perna após longos períodos de repouso na cama, causando dor de inchaço e cãibras.

 

Artrite – Pode causar inchaço, dor e vermelhidão, em função da inflamação das articulações. “A gota é uma forma de artrite que pode ocorrer quando muito ácido úrico se acumula no corpo”, informa a cirurgiã vascular.

 

Hérnia de disco – A hérnia de disco costuma doer muito, pois comprime nervos na coluna vertebral. A dor pode irradiar da  coluna para os braços e pernas.

 

Medidas de prevenção
– Procure sempre alongar-se antes dos exercícios físicos, para evitar dor nas pernas devido à atividade física. Também é útil comer alimentos ricos em potássio, como banana e frango, para ajudar a prevenir lesões nos músculos das pernas e nos tendões.
– Faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, cinco dias por semana.
– Mantenha um peso saudável.
– Evite fumar.
– Monitorize seu colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial e tome medidas para mantê-los sob controle.
– Consulte sempre seu médico.

 

Foto: sxc.hu free image bank