Notícias

Como otimizar os espaços do seu lar

23/02/2019

Mesmo quem não mora em residências com amplos cômodos é capaz de organizar seus ambientes com inteligência e elegância, tornando-o bonito, confortável e prático. Confira as dicas do consultor Humberto Domingues, fundador do Grupo Realibrás/Conspar, para a otimização de espaços.

 

1. Paredes
Além de ser um bom espaço para quadros e painéis, podem servir para pendurar prateleiras e armazenar livros ou filmes. O uso de ganchos permite pendurar bolsas ou casacos. 

 

2. Cores neutras
Tons claros e neutros conferem ao ambiente um aspecto mais iluminado e amplo. Escolha uma cor predominante para todo o espaço em um tom neutro e utilize cores para a decoração (tapetes, almofadas, quadros etc).

 

3. Espelho
Se usado com critério, é um grande aliado para dar mais amplitude aos ambientes, criando jogos visuais interessantes. Podem ser usados na vertical ou horizontal e não necessariamente precisam preencher todo o imóvel. Experimente utilizá-los em posições estratégicas, como ao fundo da mesa de jantar, portas de armários ou móveis. 

 

4. Quinas e cantos
Armários nas quinas que vão até o teto ou prateleiras nos cantos podem ser uma boa pedida para armazenar itens como panelas, produtos de limpeza ou jogo de toalhas. Em imóveis que têm escadas, elas podem servir de gavetas embutidas. O vão também é um bom lugar para colocar prateleiras ou armários.

 

5. Móveis planejados e multiuso 
Móveis feitos sob medida podem oferecer uma excelente relação custo-benefício, à medida que oferece boas soluções, atendendo as necessidades e respeitando o estilo de vida do morador. Ao escolher, prefira móveis baixos e/ou vazados, para evitar barreiras visuais no ambiente (que diminuem a sensação de espaço). Opte por portas de correr e não use peças que ficam no meio do caminho, como mesas de centro. Utilize móveis multiuso, como camas com baú, sofá-cama, escadas com gavetas.
 

Foto: Divulgação