Notícias

Respeito ao semelhante

23/02/2019

Ana foi a um grande pet shop comprar ração para seu cão. Ao chegar ao caixa, para efetuar o pagamento, cumprimentou a jovem atendente, desejando-lhe uma boa tarde.

 

A funcionária, surpreendida, comentou:
-Faz oito meses que trabalho aqui e a senhora é a primeira cliente que me olha, sorri e cumprimenta.

 

Ana ficou chocada.
-Como assim? – Perguntou.

 

-Os clientes não costumam nos olhar. Alguns ficam falando ao celular, outros são impacientes, passam apressados. É como se fôssemos parte da caixa registradora, e não seres humanos.

 

A funcionária ainda continuou:
-Nesses oito meses, a senhora, realmente, foi a primeira pessoa que me olhou de verdade, e gentilmente me cumprimentou.

 

Ana saiu do local, refletindo sobre a responsabilidade que temos uns para com os outros, e sobre nossa postura diária perante o próximo.

 

Em outra oportunidade, depois de almoçar num restaurante em cidadezinha turística, Ana dirigiu-se ao caixa para pagar a conta. Como sempre fazia, sorriu e cumprimentou a funcionária, elogiando a comida e o serviço.

 

Aproveitou para sugerir a colocação de uma nova placa na entrada do banheiro, pois a atual era pequena e não possibilitava a identificação com clareza.

 

Até comentou, divertida, que vira alguns senhores se equivocarem com a sinalização.

 

A moça sorriu e agradeceu. Disse que poucas pessoas elogiavam e faziam sugestões de maneira educada, pois a maioria reclamava com agressividade.

 

Ante a surpresa de Ana, ela continuou:

-Alguns clientes não ficam satisfeitos com a comida, o preço ou o serviço e reclamam ao pagar. Nem sempre posso resolver o problema na hora, e quando as coisas não saem como eles querem, vão dizendo que farão com que eu seja demitida.

 

Ao sair, Ana ficou pensando no quanto a arrogância deteriora as relações entre as pessoas.

 

Quando, por conta do orgulho exacerbado, acreditamos ser superiores aos outros, olhando-os com desdém e tratando-os com menosprezo, humilhando-os por conta da posição que ocupamos, esquecemos que quem está à nossa frente é um irmão. E que responderemos pela forma como o tratamos.

 

[com base no “Evangelho segundo o espiritismo” de Allan Kardec e na Redação do Momento Espírita].

 

É preciso ter sempre em mente o que nos ensinou o Mestre Jesus.

 

“Amar o próximo como a si mesmo; fazer aos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, 

 

Essa é a expressão mais completa da caridade, porque resume nossos deveres para com o próximo.

 

Não se pode ter, neste caso, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo.

 

Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhores tratamentos, mais indulgência, benevolência e devotamento para conosco, do que lhes damos?

 

A prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo. 

 

Quando as tomarmos como normas de conduta e como base de nossas instituições, compreenderemos a verdadeira fraternidade, e faremos reinar a paz e a justiça entre nós.

 

Nesse dia, não haverá mais ódios, nem desarmonias, mas união, concórdia e mútua benevolência. 

 

PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE