Santos

Obras da Nova Ponta da Praia começam na segunda-feira (25)

21/02/2019

Começa na segunda-feira (25) a primeira etapa das obras de remodelação viária do projeto Nova Ponta da Praia. São intervenções que incluem o alargamento do calçadão para pedestres, renovações da ciclovia e mobiliário urbano, instalação de bancos iluminados, bicicletários, fonte interativa, entre outras melhorias.

 

Novas rampas de acesso ao mar – e reforma das já existentes – facilitarão a prática de esportes náuticos como canoagem. Haverá também um mirante para contemplação do mar e troca de iluminação pública, além de melhorias na drenagem.

 

Prevista para durar até o final do ano, essa intervenção começa na manhã de segunda-feira no cruzamento da Rua Afonso Celso de Paula Lima com a Avenida Saldanha da Gama. Os trabalhos se concentram no deslocamento do canteiro central para que fique mais próximo dos prédios.

 

Neste primeiro momento, não serão necessárias interdições. Eventualmente, trechos da avenida ficarão em meia-pista para a operação das máquinas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) vai orientar motoristas no local e, se necessário, fará interdições que serão comunicadas com antecedência.  

 

Palmeiras e ciclovia
O canteiro possui cerca de 100 palmeiras. As menores serão realocadas para o novo, enquanto as demais serão transferidas para praças nas imediações como a do Aquário.

 

A remodelação seguirá com a transferência da ciclovia, provisoriamente, para ao lado do calçadão. Quando a obra estiver pronta, a nova via para ciclistas será realocada no novo passeio na linha d´água, que ficará mais largo (em alguns trechos passará dos atuais 4m para até 12m) e contará com áreas de convívio e prática de esportes.

 

As pistas da Av. Saldanha da Gama serão pavimentadas até o ferry boat, inclusive no trecho entre o canal 6 e a Rua Carlos de Campos.

 

Drenagem

A obra inclui a substituição das tubulações de drenagem de toda a região, o que vai ajudar a escoar a água da chuva. Além disso, também serão refeitos os passeios ao lado dos prédios da Av. Saldanha da Gama.

 

O projeto Nova Ponta da Praia inclui alterações viárias significativas na área de embarque e desembarque das balsas. A Praça Almirante Gago Coutinho será ampliada e a fila de veículos da balsa, reorganizada. Para que esta obra seja possibilitada, já foi iniciada a limpeza no terreno ao lado do Terminal Pesqueiro de Santos (TPPS), onde também são armazenadas as tubulações da futura drenagem.

 

Intervenções viárias são compensação por empreendimentos
 
As melhorias viárias são relativas à compensação que o Grupo Mendes deve providenciar à Prefeitura, conforme a Lei de Uso e Ocupação do Solo, pela construção de empreendimentos imobiliários em terrenos atrás dos clubes Saldanha, Vasco da Gama e Regatas (o chamado Núcleo de Intervenções e Diretrizes Estratégicas – Nide Clubes).

 

A compensação pela alteração de uso nos terrenos inclui as mudanças viárias, melhorias urbanísticas e novos equipamentos públicos como a construção de uma escola policlínica no Jabaquara, cujas obras já estão em andamento.

 

Novas edificações
 
Ainda dentro das compensações previstas no projeto Nova Ponta da Praia, Santos ganhará novos centro de convenções e mercado de peixes, ambos na Ponta da Praia. O gestor do projeto, Glaucus Farinello, explicou que estes dois empreendimentos ainda são objeto de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), bem como serão discutidos com diversos segmentos, incluindo moradores do bairro, comerciantes e esportistas, com esclarecimento de dúvidas e coleta de sugestões. “As obras destas edificações não começarão antes que toda essa análise de impactos e a discussão com a sociedade sejam concluídas”.

 

Arte: Rodrigo Vieira