Notícias

Cubatão encanta com balé em festival na Itália

28/02/2019

A bagagem dos bailarinos e professores que levaram o nome de Cubatão ao festival Livorno in Danza retornou da Itália com excesso de peso. As malas despachadas na Toscana chegaram ao aeroporto de Guarulhos repletas de sonhos concretizados ao longo dos cinco dias que eles se revezaram no palco do histórico teatro Carlo Goldoni.

 

Além do segundo lugar conquistado na apresentação solo de dança contemporânea por Yasmin Mattos, que lhe rendeu a oferta de duas bolsas de estudo em cursos de verão na Alemanha e na Dinamarca, "o grupo vivenciou momentos que impulsionarão cada um a novas conquistas", destacou a professora de dança Simone Santos Cova Lacerda. O evento aconteceu de 15 a18 de fevereiro.

 

"Todos podem se considerar vencedores por vivenciarem essa experiência única, que é dançar em um palco internacional. Isso sem mencionar a questão cultural; constatar que é possível interagir com outras culturas mesmo sem dominar outros idiomas; e ter consciência de que somos capazes de ampliar nossos horizontes em todos os aspectos", afirmou Simone, detalhando que alguns integrantes, de baixo poder aquisitivo, embarcaram em um avião pela primeira vez. "Além de apresentarem quatro coreografias, puderam participar de workshops com profissionais de escolas européias".

 

Formado por nove bailarinas e dois bailarinos de 18 a 27 anos, o Grupo Municipal de Dança Palco & Cia, da Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva, também conhecida por "Conservatório Municipal", foi selecionado para participar do evento internacional pelo representante do festival no Brasil, Alex Lima.

 

"Ele foi um dos jurados do Festival Cubatão Dança", informou Simone Lacerda, que acompanhou o grupo na companhia da também professora Marilene Ferreira e do coordenador pedagógico Fúlvio Caratim. Para viabilizar a participação, o grupo teve apoio da Prefeitura de Cubatão, da Associação de Pais e Mestres (APM) do Conservatório e da Academia Vip One. Também participaram grupos da Rússia, Grécia, França, Espanha e Itália, além de outros países.

 

"Mesmo competindo no ambiente profissional da área de dança, podemos considerar a experiência como rica e bem sucedida, pois os integrantes são alunos e ex-alunos da Escola Técnica, um espaço que tem na sua concepção a formação do ser para a sociedade", completou a professora. "Sonhos são possíveis. Dedicação e persistência ultrapassam barreiras e tudo acaba bem quando é feito comamor e boas intenções".

 

Foto: Divulgação/PMC