Notícias

Há vida após o carnaval

02/03/2019

O carnaval é um momento único para extravasar a alegria e deixar de lado a tristeza, principalmente em um ano como este, com seu início marcado por tantas tragédias. Mas, como em tudo na vida, é preciso moderação para evitar surpresas desagradáveis. Para tanto, valem aquelas orientações básicas que merecem ser sempre repetidas e respeitadas para aproveitar o melhor da festa, preservando a saúde.

 

Alimente-se de forma adequada
Na hora da farra, é normal comer apressado, comprar qualquer coisa na rua ou simplesmente esquecer a fome. Mas se alimentar corretamente é o primeiro passo para manter a saúde em dia, mesmo tomando sol e chuva ou dormindo pouco. Dê preferência para comidas leves, principalmente verduras, legumes e frutas de alto teor hídrico. Alimentos como mandioca, batata doce, pães integrais, banana, melancia, mamão, melão e aveia são boas pedidas para auxiliar na liberação de energia gradativa durante a diversão.

 

Mantenha-se hidratado
Folião que é folião aguenta o tranco. Por isto, mesmo sem sentir sede, beba muita água para manter o corpo hidratado, já que o desgaste físico é grande. Lembre-se, bebida alcoólica não mata a sede e provoca a desidratação do organismo. Já a água neutraliza a concentração de álcool na corrente sanguínea e minimiza os impactos negativos que a bebida traz em conjunto com a desidratação.

 

Álcool sem exageros
Modere nas bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool, além de danos ao corpo, tem o efeito de provocar acidentes, discussões e brigas. De quebra, o controle na ingestão de bebida alcoólica evita a temida ressaca no dia seguinte, que compromete um dia inteiro do carnaval. E se beber, não dirija!

 

Dê um tempo ao corpo
O sono também colabora para repor a energia gasta. Quando cansar, pare e respeite os limites do corpo. Dormir de seis a oito horas por dia ajuda a se manter firme e disposto.

 

Vista roupas leves e proteja a pele
Em pleno verão tropical, evite roupas quentes e cheias de acessórios pesados, que podem até ser bonitas, mas vão causar muito desconforto. O melhor é vestir peças leves e arejadas. E não descuide do protetor solar.

 

Não carregue muitas coisas
Quanto menos objetos carregar, mais livre vai ficar e menos preocupações terá. Invista também em uma doleira (bolsinha amarrada na cintura), assim dinheiro e documentos ficarão bem guardados. Se possível, evite levar o celular, pois é um objeto muito visado por ladrões em grandes aglomerações. 

 

Cadê as campanhas de prevenção?


Foto: Francisco Campos

 

Este ano as campanhas governamentais de prevenção à Aids e DSTs sumiram, mas o risco de contrair as doenças não! Portanto, o uso de preservativo (a popular camisinha) permanece obrigatório para evitar doenças e também gravidez indesejada.

 

Atenção ao usar a maquiagem
Além dos cuidados no manuseio, armazenamento e tempo de uso, é preciso ficar de olho na qualidade e procedência da maquiagem. Produtos de origem duvidosa, sem selo de qualidade ou aprovação dos órgãos responsáveis pela fiscalização contribuem bastante para o surgimento de problemas oculares. E atenção: maquiagem não deve ser compartilhada nem entre amigas ou irmãs, para evitar contaminação por bactérias, e deve ser totalmente retirada antes de dormir.

 

Cuidado com os olhos!
Glitter, confete, serpentina, spray de espuma são usados no carnaval para enfeitar ou divertir, mas no contato com os olhos podem causar irritação e até arranhões na córnea. Nesta situação, a recomendação do oftalmologista Bruno Trindade é lavar com bastante água ou soro fisiológico até que a substância saia dos olhos. Percebendo alguma alteração na visão, ou dor excessiva, procurar o oftalmologista é o mais indicado. 

 

Alerta ao usar banheiros públicos

A folia está boa, mas na hora que a vontade aperta, encontrar um banheiro público em condições de uso é uma dificuldade. Esses ambientes, especialmente os químicos, são locais intensamente contaminados e exigem cuidado redobrado com a higiene para preservar a saúde íntima.

 

Para as mulheres, principalmente, o ato de encostar no vaso sanitário implica em riscos de contrair infecções urinárias e vaginites. Mas o alerta também serve para os homens. As doenças mais comuns são as transmitidas por fungos e pelas bactérias coliformes.

 

A recomendação é evitar o contato com o assento, principalmente as mulheres, e higienizar as mãos ao abrir e fechar a porta do local, usando álcool em gel ou se proteger com um papel ao tocar a maçaneta. Evite também tocar as paredes do banheiro. Outra dica importante é levar lenços umedecidos, já que até mesmo o papel higiênico do banheiro público pode ter resquícios de contaminação.

 

Pós-folia
Cansaço, excesso de folia, excesso de bebidas alcoólicas e o pouco sono fazem o organismo viver uma situação estressante que eleva o cortisol, hormônio inflamatório que afeta a retenção hídrica, facilitando o acúmulo de gordura corporal e afetando também o sono, a disposição e o rendimento. Por isso, o consumo de verduras, legumes e frutas auxiliará na maior concentração de fitoquímicos e antioxidantes importantes para os processos de “limpeza do organismo”, além, é claro, da ingestão de água. Vale acrescentar chás naturais como cavalinha, gengibre com canela em pau, hibisco, salsinha e dente de leão, para auxiliar neste processo.

 

Foto: Sxc.hu free image bank