Notícias

Limpeza e organização sem sofrimento

09/03/2019

O método de limpeza e arrumação KonMari, da japonesa especialista em organização, Marie Kondo, ganhou uma série na Netflix e fez muita gente se questionar sobre como os objetos e as formas como eles estão organizados podem interferir em nosso humor. A técnica japonesa também vale para a limpeza dos ambientes, afinal, ninguém se sente bem em uma casa suja.

 

Mas qual o impacto que a sujeira pode ter no nosso humor? Além de uma questão de higiene, manter a casa limpa pode ser sinônimo de felicidade. Para os japoneses, por exemplo, a limpeza é vista como um ritual para descarregar energias ruins, como o ritual Oosouji, praticado sempre no final do ano para receber o ano novo. 

 

Segundo Gerson Marçal, diretor da empresa alemã especializada em produtos de higienização Pro-Aqua, a limpeza da casa deve ser realizada como uma terapia. “O ato de limpar a casa não deve ser um sofrimento, mas sim uma fonte de prazer. Para isso, a faxina e a arrumação devem ser realizadas de forma simples, sem muita complicação”.

 

Confira algumas dicas para realizar uma limpeza na casa:

 

Livre-se de tudo que não precisa
O Feng Shui já diz: excessos são péssimos para a energia da casa. Quanto mais objetos, mais sujeira também estará presente no ambiente. Que tal aproveitar e doar algumas coisas que podem ajudar outras pessoas?

 

Divida as tarefas entre todos 
Cada um deve ficar responsável por uma parte da limpeza e arrumação. Assim, você incentiva a harmonia e a responsabilidade com as tarefas domésticas.

 

Abra as janelas!
Ajuda a circular o ar e a remover energias ruins. Ventilar a casa também é importante para não acumular ácaros e prevenir doenças respiratórias.

 

Aromatize a casa
Não tem nada melhor do que chegar em casa e encontrar tudo limpinho, arrumado e cheiroso. Use fragrâncias naturais enriquecidas com florais, que purificam e aromatizam o ambiente.

 

Foto: Romulo Fialdini/divulgação