Em Off

A sabedoria de Justo e as eleições de 2020

09/03/2019

“Candidatura é igual roupa no varal. Se ficar muito tempo estendida, desbota”. Uma das frases preferidas do ex-prefeito Oswaldo Justo vem sendo repetida muitas vezes nos bastidores da política santista. Faltando mais de um ano para a eleição que vai definir a sucessão do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), alguns nomes tentam conter a ansiedade e evitam colocar o bloco na rua. Outros, nem tanto.

 

Pastel na feira
Especialista em finanças públicas, o jornalista Rodolfo Amaral não esconde de ninguém que admite a possiblidade de entrar na disputa. Amigos brincam que ele está em plena campanha, pois postou na internet uma foto em que aparece comendo pastel na feira —no melhor estilo de político tradicional. 

 

Enquete na internet
No entanto, a estratégia dos demais é desconversar. O PSB realizou uma enquete na internet, sugerindo opções: o vereador Benedito Furtado, a deputada federal Rosana Valle, o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, o ex-secretário Professor Fabião. Nenhum deles admite querer entrar na disputa.

 

Hora de trabalhar
No governo, a ordem é trabalhar e não antecipar o processo eleitoral. Mas dois nomes aparecem como mais cotados: os secretários de Governo, Rogério Santos, e Saúde, Fábio Ferraz.

 

Agenda com vereadores
Na atual administração, outro nome é lembrado, o da procuradora municipal Renata Arraes, que vem buscando conquistar a simpatia de vereadores. Mas as chances de ser a candidata do governo são remotas.

Vai indo que não vou
No PT, a situação é de desalento. O partido não teve candidato na eleição passada (ofereceu o vice, Reinaldo Martins, na chapa encabeçada por Carina Vitral, do PCdoB) e ninguém parece estar disposto a encarar a parada. 

 

Me inclua fora dessa
Eleito deputado estadual com uma votação histórica, Kenny Mendes também é lembrado como potencial candidato a prefeito, mas já garantiu, por diversas vezes, que não vai entrar no páreo.