Notícias

Pelos Ares! Nova exposição de Lu Marini mostra a urgência de preservar os rios brasileiros

11/03/2019

Um chamado urgente para a preservação dos recursos naturais do nosso país, especialmente, dos rios brasileiros é o tema principal da nova exposição do piloto de paramotor Lu Marini, "Pelos Ares – 8.375 km de Rios' que estará no Shopping Parque Balneário em março.

 

A mostra reúne um precioso material obtido pelo piloto, que é um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, em suas expedições por alguns dos principais rios do Brasil durante quatro anos. A intenção do trabalho é de conscientizar os visitantes sobre a importância da utilização correta dos nossos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente, além de leva-los a conhecer lugares, a história e vida da população ribeirinha. 

São fotos e vídeos selecionados pelo piloto Lu Marini que retratam a importância dos rios, suas belezas naturais e as maneiras racionais de cuidar do meio ambiente, além de um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar. O paramotor é uma adaptação do parapente com motorização auxiliar e cujo comando se realiza através de controle aerodinâmico.

Projeto Rios 
Em 2014, Lu Marini deu início ao Projeto Rios, decolando para sobrevoar toda a extensão do Rio Tietê, considerado o mais poluído do Brasil. Foram mais de 1.100 quilômetros observando de perto os problemas que o rio enfrenta e a sua maior seca nos últimos 70 anos. 

 

No ano seguinte, o piloto decolou para sobrevoar o Rio São Francisco. Foram 30 dias e quase 3 mil quilômetros documentando a situação de um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul. A expedição foi exibida no Fantástico, da Rede Globo.

Já em 2016 o desafio foi conhecer o Rio Paranapanema, conhecido por ser o mais limpo do estado de São Paulo, e mapear focos do mosquito da dengue na região.

 

Em setembro do mesmo ano, o piloto realizou o desafio mais emocionante de sua carreira ao voar sobre o Rio Doce e registrar o maior desastre ambiental da história no município de Mariana, em Minas Gerais, além de documentar os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas.

 

Em 2018, o piloto desbravou um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia, voando sobre os seus mais de 2.600 quilômetros de extensão. Sua próxima aventura será percorrer toda a extensão do rio Tocantins, com previsão para abril deste ano.

 

Quando ver?

A mostra vai estar no Shopping Parque Balneário (Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga) de 14 a 26 de março.  No dia da abertura, o piloto estará no local a partir das 18h30 para receber o público e contar sobre suas historias e experiências.

 

A visitação acontece nos horários de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. A entrada é franca.