Notícias

No verão, quedas em cachoeiras e piscinas podem causar lesões graves

12/03/2019

Segundo levantamento do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos, em 2018, 50% dos pacientes vítimas de acidentes causados por quedas em piscina, cachoeira e água rasa sofreram lesão medular com o comprometimento do movimento de todos os membros (tetraplegia). Deste total, 100% são homens e tem entre 55 e 65 anos. 

De acordo com o diretor e médico fisiatra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Santos, Celso Vilella Matos, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. Segundo o médico, os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas e no caso de cachoeiras, não mergulhar em águas com menos que o dobro da altura. 

Além destas orientações, o especialista alerta para que os usuários não entrem na água ou mergulhem embriagados, não participem ou permitam brincadeira quando estiver nadando ou mergulhando e ao mergulhar, sempre que possível estendam os braços ao lado da cabeça para protegê-la. “Evitar saltar de lugares muito altos e saltos ornamentais também ajudam a prevenir acidentes”, complementa o fisiatra.  

 

Atendimento
Desde 2010, a Rede Lucy Montoro atende os nove municípios da Baixada Santista (Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe). A unidade atende casos de lesões medulares, amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante.

 

Os interessados em receber tratamento devem acessar o site, preencher o formulário e entregá-lo pessoalmente na unidade (Rua Alexandre Martins, 72, Aparecida) ou enviar para o e-mail [email protected]