Notícias

Aposte na versatilidade da cortiça

16/03/2019

A cada ano, novas apostas e ideias surgem no mundo da decoração e design de interiores. Antigos clássicos são reciclados e estilos ganham novas ramificações. Prova disso é a tendência do momento: a cortiça! Versátil, ela tem sido usada tanto no interior como no exterior de casas e apartamentos, garantindo ambientes originais e cheios de criatividade.

 

Porém, ainda existem dúvidas sobre como usar cortiça sem cometer equívocos. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa de repaginar a sua residência e deixá-la bonita e elegante com esse material:

 

Revestimento para as paredes
Usar a cortiça como revestimento nas paredes é uma ótima pedida. Para isso, aposte em rolos ou folhas adesivas. Este material tem tonalidade terrosa, superfície texturizada e é rústico — elementos que são associados ao conforto, o aconchego e ao relaxamento no design de interiores.

 

Alternativa ao piso tradicional 
Uma segunda dica é utilizar a cortiça como alternativa ao piso de madeira. Isso porque ambas têm origem vegetal e são capazes de servir como isolantes térmicos tanto nos dias frios quanto nos dias quentes, o que contribui para manter o clima interno da residência agradável e refrescante para todos.

 

Cortiça nos móveis
Neste caso há duas opções: a aquisição de artigos já prontos de fábrica ou a encomenda de peças com artesãos e estúdios de arquitetura e design de produtos/móveis — algo que, certamente, agregará mais valor a cada item e tornará a ambientação do seu imóvel muito mais pessoal e exclusiva. Nos quartos, cabeceiras de cama e criados-mudos são ótimas pedidas. Na varanda ou no jardim, use a cortiça em mesas, bancos e banquetas. Já na sala, inove com mesas de apoio, mesas de centro e aparadores.

 

Acessórios decorativos
Você pode diversificar a presença da cortiça no seu lar por meio dos acessórios decorativos. Para tanto, basta adquirir produtos que sejam fabricados ou revestidos com esse material. Entre eles, quadros, porta-retratos, pendentes, descanso de panelas, relógios, revisteiros, porta-trecos cestos, bandejas, travessas, potes e etc. No entanto, seja cuidadoso para evitar excessos. 

 

Foto: ImageBank