Notícias

Fique atento e veja como evitar problemas nos pés

16/03/2019

Pés saudáveis são importantes para o bem estar e a vida ativa do indivíduo. Manter os pés com saúde é surpreendentemente fácil e envolve uma boa higiene, auto-exames e sapatos de tamanho adequado, como ensina a médica Ana Paula Simões, especialista em cirurgia do pé e tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Boa higiene – Limpe e esfregue seus pés com água e sabão quando se banhar.  Depois, seque-os bem, principalmente entre cada dedo. Fungos gostam muito de umidade, portanto, privando-os de qualquer calor e umidade, será mais difícil prosperarem. 

 

Auto-exame – Uma vez por semana, pelo menos, examine seus pés durante o banho. Dê uma boa olhada na sola e, principalmente, entre os dedos para verificar se há áreas descascadas, que podem sinalizar o pé de atleta. Também olhe para a descoloração das unhas, o que pode indicar a presença de fungo. A pessoa tem diabetes deve inspecionar os pés todos os dias, pois a doença leva a um maior risco de infecções.

 

Unhas – Faça o corte das unhas em linha reta e evite o corte demasiado perto da pele ou arredondamento de forma drástica. Não corte os cantos das unhas, que podem causar encravamentos dolorosos e infecções. Uma unha descolorida, grossa, rachada, escura ou em ruínas pode sinalizar um fungo ou alguma outra lesão dermatológica. A aplicação de esmalte sobre uma unha infectada pode piorar o quadro.

 

Calçados – Certifique-se de usar sapatos de plásticos ou chinelos no chuveiro do ginásio, nos vestiários e em piscinas públicas. Esses locais tendem a ser terreno fértil para fungos que podem levar a infecções. Evite sapatos ou meias que foram usados por outra pessoa. Isso inclui alugueis (botas de esqui, de boliche e etc). 

 

Meias – Os pés têm glândulas de suor em abundância, cerca de 250 mil em cada um, e a transpiração cria o ambiente perfeito para bactérias se alojarem. Meias de fibras sintéticas tendem a manter a umidade e mais rapidamente “molhar” o pé quando comparadas às de algodão ou de lã. Além disso, evite usar meias muito apertadas, pois deixam o pé abafado, gerando assim umidade.

 

Sapatos – Para ajudar a manter seus pés secos e saudáveis, use sapatos arejados para permitir que o ar circule. Se você está propenso a ter o pé excessivamente suado, procure sapatos feitos de tecidos de malha. Muitos tênis de corridas já têm esse sistema. Sapatos que são demasiadamente apertados como chuteiras e sapatilhas, por exemplo, podem causar problemas nos pés ao longo prazo. Evite sapatos pontudos, que podem dar cãibras nos dedos do pé e perna e causam unhas encravadas e calos. Na hora de comprar, procure a loja de sapatos no fim da tarde, para compensar o inchaço do pé que ocorre no final do dia.  

 

Cuidado! – Não faça nenhum procedimento invasivo no seu pé, não cutuque! Qualquer dor, vermelhidão, pus, inchaço, descoloração que persista e incomode deve ser verificada por um médico especialista em pés. Normalmente, o problema pode ser resolvido com medicamentos ou um pequeno procedimento no consultório.

 

Foto: sxc.hu image bank