Notícias

Saúde da voz

16/03/2019

Você sabia que cuidar da saúde vocal é fundamental para todos e não apenas para aqueles que trabalham com ela? É importante manter bons hábitos de saúde vocal, pois a saúde da voz também representa a saúde física. As consequências podem ser desde nódulos nas cordas vocais até edemas e lesões na musculatura.

 

Evitar gritar, pigarrear ou tossir são cuidados importantes para preservar a saúde da voz. O cigarro e a bebida alcoólica também podem ser prejudiciais, porque irritam a mucosa e ainda podem causar outras doenças que não afetam somente a laringe. “O principal sintoma de que algo está errado é a rouquidão, além de falhas ou perda da voz, cansaço vocal que piora ao fim do dia, e incômodo para falar”, alerta a fonoaudióloga Isabela de Castro.

 

Exercício e hidratação
A fonoaudióloga Jéssica Toledo garante que cuidar do trato vocal é mais simples do que se imagina. Segundo ela, o ideal é realizar 5 minutos de exercício para aquecer e alongar as cordas vocais antes de começar a usar a voz. “Os exercícios são simples e devem ser repetidos pelo menos três vezes por dia. Rotação de cabeça, rotação de língua e vibração da língua com som já são suficientes para manter a saúde vocal”, orienta.

 

Outro cuidado importante é a hidratação. “O ideal é beber um gole de água em temperatura ambiente a cada 15 minutos de uso da voz. E nada de beber água gelada: quando estamos usando a voz, a temperatura baixa do líquido provoca um trauma nas pregas vocais”, alerta.

 

Foto: ImageBank