Notícias

Exposição em São Vicente conta a história do primeiro forte do Brasil

19/03/2019

Quadros, fotografias, textos e vestígios arqueológicos (entre restos de telhas, pratos, uma pequena arma e até mesmo ossada e dentes humanos) são algumas das peças da exposição “A Casa de Pedra como uma Torre de São Vicente”, aberta à visitação no Paço Municipal (R. Frei Gaspar, 384 – Centro).

 

A mostra, que resgata através da arte e de artefatos parte da história datada 30 anos antes da Fundação da Vila de São Vicente, pode ser visitada de segunda a sexta-feira até 18 de abril, das 9h às 17h. A curadoria é do historiador Marcos Braga.

 

História
A casa de Pedra foi construída por degradados a mando do Bacharel de Cananeia e possui origem aproximada do ano de 1502. Com datação anterior à casa de Martim Afonso de Sousa, a construção é considerada o primeiro forte do Brasil, com direito a defesa militar, canhão, falconetes e exercito indígena. A Vila de São Vicente desenvolveu-se ao redor da Casa de Pedra, que chegou a hospedar Martim Afonso em 1532.

 

Com a destruição da Vila, por conta de um maremoto em meados de 1540, muito do que foi construído por índios, mamelucos e europeus foi varrido pelo mar. A população com cerca de 150 habitantes tem parte de sua história conservada pela Casa de Pedra, que não foi tão afetada quanto o restante da Vila por estar mais reclusa e localizada em um ponto mais alto.

 

A ação da Prefeitura em conjunto com a Secretária de Cultura (Secult), visa solidificar e informar sobre a importância do cultivo histórico para a construção de uma sociedade mais consciente sobre seu passado.

 

Foto: Antonio Ferreira/Seicom/PMSV