Gastronomia/Receitas | 05/04/2019

Saiba quais os cuidados ao comprar e preparar peixes para a Páscoa

SP NOTÍCIAS

Tradicionalmente preparado nos almoços familiares da Sexta-feira Santa, o peixe é uma ótima opção na troca da carne vermelha ou do frango, já que é uma ótima fonte de proteína, entre outros nutrientes. Porém, é importante estar atento. Quando ingerimos peixes em más condições, corremos o risco de ser contaminados por doenças transmitidas pelos agentes biológicos (bactérias, vírus e parasitas patogênicos) ou químicos (biotoxinas, resíduos de metais pesados) que residem no alimento. Essa contaminação resulta em sintomas como vômitos e diarreias, atingindo principalmente crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado.

 

A diretora do Grupo de Alimentos do Centro de Vigilância Estadual, Claudia Maria Ruggiero Amaral, alerta para o armazenamento.

 

“Armazene imediatamente os alimentos refrigerados e congelados na geladeira ou freezer e consuma até a data de validade do produto, conforme indicada no rótulo. Na ausência destas informações, os pescados podem ser mantidos na geladeira durante 3 dias na temperatura de 2º C, e no freezer durante três meses na temperatura de -18ºC” explica.

 

Antes de comprar, observe alguns itens:

– Peixes frescos devem estar conservados em gelo. A higiene e o armazenamento são itens importantes. No supermercado devem estar em balcão frigorífico, e na feira, é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e de insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.

 

– No caso do peixe congelado que são vendidos em embalagens, o balcão onde estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete a qualidade.

 

– Quanto ao bacalhau, procure conhecer a procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos de qualidades pode levar a uma compra mais acertada. Não adquira se ele estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração.


Leia também