Notícias

Unimed Santos adere à Caminhada Azul pelo Autismo

05/04/2019

O azul que simboliza o autismo vai colorir a Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos, neste sábado (6/4), a partir de 15h, durante a 6ª Caminhada Azul pelo Autismo, realizada pelo grupo Acolhe Autismo, com o copatrocíno da Unimed Santos

Também no sábado, das 9 às 12h, profissionais da Cooperativa estarão na barraca de praia da Associação Paulista de Medicina (Gonzaga, Canal 3) distribuindo folhetos com informações sobre o transtorno e o método de tratamento.

 

TEA é a sigla para Transtorno do Espectro Autista. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no mundo são portadoras do TEA. No Brasil, esse número pode alcançar 2 milhões. Em Santos, acomete entre 4 e 8 mil pacientes, segundo estimativas.

A Caminhada Azul pelo Autismo seguirá pelo calçadão da praia, até a Concha Acústica. Quem quiser participar é só comparecer, de preferência vestindo azul.

Atenção especial 


Na Unimed Santos, o Transtorno do Espectro Autista recebe atenção especial. Em novembro passado, a Cooperativa inaugurou uma unidade própria, o Núcleo Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (MultiTEA), para oferecer tratamento específico e individualizado. 

Sob a coordenação da médica psiquiatra Mailu Enokibara de Paula, o equipamento dispõe de equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas e pedagoga. 

O que é?
O TEA é um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado por anormalidades qualitativas e abrangentes, que acometem alguns domínios do desenvolvimento, como interação social recíproca, alterações sensoriais e comunicação. “Observa-se também a presença de um repertório comportamental de interesses restritos, repetitivo e estereotipado”, explica Mailu. 

A dificuldade em estabelecer diagnósticos está no fato de que não existem exames laboratoriais ou de imagem que ajudem a identificar o autismo. Em geral, considera-se o histórico do paciente, a observação do seu comportamento e o relato dos pais. 

 

Fotos: Divulgação/Unimed