Notícias

Vacinação contra a gripe prioriza crianças

13/04/2019

Prossegue até 31 de maio a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização está sendo realizada de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 29 policlínicas, entre crianças de seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual. 

 

A partir do dia 22 de abril, será estendida para os demais públicos: idosos (mais de 60 anos), pessoas com comorbidades (hipertensos, diabéticos etc.), profissionais de saúde e professores. No primeiro sábado de maio (4) acontece o Dia D, quando 22 unidades de saúde de Santos abrirão exclusivamente para a campanha.

 

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Victoria). Para a aplicação da dose é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

 

Ao todo, o público-alvo prioritário da campanha em Santos é formado por 131 mil pessoas (crianças, profissionais de saúde, gestantes, puérperas e idosos). A meta é vacinar 90% deste público, cerca de 117 mil pessoas.

 

Foto: Isabela Carrari/pms