Meio Ambiente

Sabesp retira mais de 2 mil toneladas de lixo do sistema de esgoto da Baixada em 2018

15/04/2019

Ao longo do ano de 2018, a Sabesp retirou 2,2 mil toneladas de detritos sólidos e 3,5 mil toneladas de areia em gradeamentos e peneiras das 310 unidades de bombeamento e 18 estações para tratamento dos esgotos coletados nas nove cidades da região metropolitana da Baixada Santista. É um material que deveria ter o lixo como destino e não vasos sanitários, ralos e pias. Em 2019, entre janeiro e fevereiro foram retirados 420.430 quilos de lixo e 561.560 quilos de areia – volumes que já representam, respectivamente, 18,3% e 15,9% da quantidade total do ano passado.

 

Após um fevereiro com recorde de chuvas, vários locais – principalmente nas altas da maré – foram afetados por alagamentos. E o sistema de esgoto pode ser prejudicado se receber irregularmente as chuvas: seja pelos ralos dos imóveis ou levantando-se as tampas dos poços de inspeção das redes nas ruas. Isso faz os resíduos entupirem as tubulações e danificarem equipamentos que bombeiam os dejetos às estações de tratamento.

 

Durante este período de chuvas fortes, técnicos trabalham para desentupir e limpar as instalações, enquanto caminhões são utilizados para sugar à vácuo os esgotos a fim de evitar extravasamentos.