Notícias

Vacinação contra gripe em Santos amplia público-alvo na próxima semana

18/04/2019

A partir de segunda-feira (22), a campanha de vacinação contra a gripe em Santos será estendida para  idosos (maiores de 60 anos), pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças ao mesmo tempo, como hipertensão e diabetes, por exemplo), profissionais de saúde e professores.

Crianças de seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) que ainda não se vacinaram podem ir a qualquer uma das policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para se imunizar.

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e protege contra os vírus A (subtipo H1N1), A (subtipo H3N2) e B (Victoria).

“A vacina contra a gripe é 100% segura e não causa a doença. Ela começa a gerar anticorpos no organismo após dez dias da aplicação da dose”, afirma a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras.

Quem não pode tomar a vacina contra a gripe?
A vacina não é indicada para pessoas que estejam com febre. Nesses casos, a aplicação deverá ser adiada até a melhora do quadro. Também não devem tomar a vacina as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.