Notícias

Como não errar na escolha e na aplicação do papel de parede?

20/04/2019

Revestimentos como os papéis de parede costumam ser extremamente versáteis. Lisos, com texturas, estampados, metalizados: eles agradam todos os públicos, se encaixam em quase todos os ambientes e se dividem por tipos de base e acabamentos. Separamos algumas dicas importantes para que não haja erro e sua parede fique perfeita:

 

Bases
Os papéis de parede possuem três diferentes bases: non-woven (TNT – tecido não tecido), papel (simples ou duplex), e sintética. No primeiro, a base é composta parte de poliéster e celulose e pode ter diversos acabamentos, como têxtil, metálico, natural ou vinílico. 

 

A base de papel tem a possibilidade de ser estampada ou lisa, em tamanhos e gramaturas diversas. “São produtos delicados, portanto requerem o dobro de cuidado na aplicação. O aplicador precisa realmente ter um conhecimento técnico adequado para que a aplicação fique perfeita”, informa a empresária Mariana Gaião, proprietária da StilHaus Studio, marca especializada em papéis de parede.  Já a base sintética garante um revestimento mais resistente, que não rasga ou danifica com facilidade, e é ideal para hotéis e ambientes de grande circulação ou úmidos. 

 

Garantindo a durabilidade do papel de parede
– Cola específica – para instalar os revestimentos com base de papel, a cola é passada no papel, aguardando quatro minutos de descanso para que ele se expanda e retraia. Já nos revestimentos de base TNT, a cola deve ser aplicada na parede somente. Nunca use cola branca, pois ela amarela nas emendas e impede a “respiração” da parede.

 

– Inversão – geralmente os papéis lisos precisam ser invertidos na altura, assim como alguns com desenho. 

 

– Paredes –  paredes com imperfeições e ondulações muito acentuadas devem ser corrigidas antes da aplicação. Os papéis não causam bolor, caso haja indícios de umidade na parede, é preciso tratá-la antes de aplicar o revestimento.

 

– Profissional – cada base e cada acabamento são instalados de uma forma, portanto conhecer cada um deles é essencial. Na dúvida, recorra a um profissional da área. “Todos os cuidados são indispensáveis, desde a escolha do produto correto para o fim que se deseja até a instalação impecável como nós gostamos de ver”, finaliza a empresária.