Notícias

Como evitar doenças respiratórias no Outono

20/04/2019

O número de casos de doenças respiratórias como rinite, sinusite e asma aumenta no outono, período do ano em que as temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar cai. Os casos de alergia nesta época crescem cerca de 40%, revela levantamento da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. A maior parte dos casos está relacionada à limpeza inadequada dos ambientes, principalmente residenciais. Algumas medidas simples ajudam a evitar problemas no sistema respiratório:

 

Menos espanador e mais paninho
A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. O espanador apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa.

 

Bichos de pelúcia e cortinas
Estes objetos acumulam muita poeira. Panos úmidos são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Devem ser lavados a mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.

 

Tapetes
Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso) e o deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.

 

Sofá
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando um aspirador de pó. Tenha atenção especial aos “cantinhos”, famosos por acumular sujeira.

 

Armários
Limpe o móvel com uma solução de água e vinagre (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.

 

Vidros
Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.

 

Cobertores e edredons
Por ser comum ficarem muito tempo guardados, tendem a abrigar ácaros e até mesmo bolor. Assim, é fundamental lavá-los e deixá-los secar bem.

 

Produtos de limpeza
Os produtos de limpeza convencionais costumam ter odores fortes que, por consequência, podem instigar as alergias. Escolha os que apresentam cheiros mais suaves.

 

Iluminação
Tente manter as portas e janelas de casa abertas. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.

 

Vassoura e aspirador
Varrer pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos. Caso tenha de utilizar a vassoura, a envolva com um pano úmido.

 

Foto: Free stock image bank