Em Off

Defensor implacável da democracia e do diálogo

20/04/2019

No atual momento tenebroso da política brasileira, em que a atuação dos parlamentares provoca vergonha, a perda do advogado Gastone Righi ganha um simbolismo especial. A morte do ex-deputado parece sinalizar que políticos capazes de wdefender suas ideias com elegância, inteligência e, acima de tudo, respeito aos discordantes agora são coisas do passado.

 

Um defensor implacável da democracia, Gastone Righi teve atuação decisiva na defesa de presos políticos durante a ditadura militar —da qual ele mesmo foi vítima, ao ter o mandato cassado em 1968— e na recuperação da autonomia de Santos para eleger o próprio prefeito. 

 

Foi deputado constituinte, tendo colaborado para criar dispositivos legais que hoje garantem direitos e liberdades a todos os brasileiros. 

 

Na Baixada Santista, foi o criador do programa “Opinião”, na extinta TV Mar, da qual participavam diversas autoridades e eram discutidos os principais problemas da região. Era um entusiasta da programação regional e deu oportunidade para profissionais em início de carreira que hoje são consagrados nacionalmente. 

 

Torcedor fanático do Santos, não só defendia o clube do coração participando de gestões e também como uma espécie de embaixador, por onde ia —o broche com o escudo do time estava sempre presente na lapela.

 

Outro traço marcante da personalidade de Gastone Righi foi a lealdade. Diferente de outros políticos, que abandonam o barco na primeira dificuldade, defendia os aliados com estilo e energia. 

 

Gastone Righi deixou ensinamentos não apenas aos filhos e netos, mas também a diversos outros políticos, advogados e jornalistas. O espírito deste verdadeiro fidalgo da Política permanecerá entre nós.

 

Foto: Leandro Amaral/Arquivo