Em Off

Peixe morre pela boca

20/04/2019

A situação do secretário-adjunto de Turismo, Adilson Durante Filho, ficou insustentável após a divulgação de uma áudio dele, no qual ele faz declarações extremamente racistas. “Esses caras, têm que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Os pardos brasileiros são todos mau-caráter. Não tem um que não seja”.

Em nota, Durante Filho disse estar !profundamente arrependido. “Em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir. Jamais tive a intenção de atingir quem quer que seja”, declarou. 

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa, um pardo, emitiu uma dura nota sobre o episódio: “Como prefeito, afrodescendente, cidadão, filho de ex-engraxate de sapato de origem humilde, manifesto, com veemência, repúdio à qualquer manifestação que defenda ou propague preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, independentemente dos meios, circunstâncias ou período de tempo que ocorra”.

Adilson Durante Filho pediu licença não remunerada de suas funções e, obviamente, não deve retornar ao cargo. Ele também é membro do Conselho Deliberativo do Santos FC. O clube emitiu uma nota repudiando “qualquer forma de discriminação e racismo”, mas não informou se adotará alguma providência concreta diante do episódio.