Baixada Santista

Guarujá institui serviço de transporte para pessoas com mobilidade reduzida

03/05/2019

Na segunda-feira (29), durante a cerimônia de entrega dos veículos para a segurança e saúde, o prefeito de Guarujá, Válter Suman assinou o Decreto 13.081, que institui o Serviço Público Especial de Transporte de Pessoas com Deficiência em Veículos Adaptados (Avant).

 

A iniciativa está integrada ao serviço público regular de transporte coletivo de passageiros e será organizada pela Diretoria de Trânsito e Transporte Público de Guarujá (Ditran).

 

“É mais uma conquista para nossa Cidade, bem como para os pacientes da internação domiciliar, pessoas com insuficiência renal, respiratória e cardíaca, que precisam tanto de um apoio”, afirmou o prefeito Válter Suman.

 

O Avant é destinado ao transporte gratuito de pessoas com deficiência que dependem de cadeira de rodas para sua locomoção ou apresentem comprometimento severo da mobilidade, o que inviabiliza o acesso e o uso do transporte público coletivo convencional.

 

Os usuários vão contar com duas modalidades de atendimento, sendo uma regular – realizada através de uma programação de viagens fixas; e outra eventual – para viagens esporádicas, visando auxiliar a realização de tratamento de saúde, consultas médicas, exames e eventos similares.

 

Para a utilização do Serviço Especial Avant, o munícipe deverá se cadastrar junto à Ditran. É necessário que o interessado comprove por meio de uma Ficha de Avaliação Médica, que depende de cadeiras de rodas para sua locomoção ou apresenta comprometimento severo da mobilidade que inviabilize o acesso e uso de transporte público coletivo convencional.

 

Além disso, precisa preencher uma ficha de inscrição e de programação de viagens. Todo o regulamento do serviço especial Avant será estabelecido nos próximos dias, por resolução conjunta das Secretarias de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Saúde (Sesau). Serão descritos os procedimentos de cadastramento, regras de utilização, sanções, prazos e demais normas necessárias à operacionalidade do sistema.