Santos

Câmara de Santos celebra 30 anos de intervenção no Anchieta

03/05/2019

A Câmara Municipal de Santos realiza Sessão Solene para celebrar os 30 anos de intervenção na Casa de Saúde Anchieta, hospital psiquiátrico privado conhecido como “Casa dos Horrores”, nesta sexta-feira (3), às 19h. 

A propositura é de autoria da vereadora Telma de Souza, prefeita à época e que, após várias denúncias de maus-tratos e mortes violentas de pacientes no Anchieta, decretou intervenção municipal no equipamento no dia 3 de maio de 1989.

A medida é considerada um marco mundial na Luta Antimanicomial e na reforma psiquiátrica, que estabeleceu um novo modelo de tratamento, baseado na humanização do atendimento, na integração do paciente e no respeito aos direitos humanos. 

“A Sessão também será um ato de resistência contra a tentativa de se retomar a ideia do manicômio e do tratamento por eletrochoque, como foi anunciada pelo atual Governo Federal. Esta é uma luta central em nome do compromisso com a vida. Continuaremos na resistência contra todos os retrocessos que estão tentando nos empurrar goela abaixo”, explica Telma.

A Solene contará com a participação dos ex-ministros da Saúde, Alexandre Padilha e Arthur Chioro, que serão homenageados no ato por suas atuações na política de Saúde Mental, juntamente com Roberto Tykanori Kinoshita, Luiz Antônio Melhado, e familiares do ex-prefeito David Capistrano, Domingos Stamato e Antônio Lancetti, outros nomes de referência na luta.

 

Retrocessos
Uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde propõe mudanças radicais na política de Saúde Mental, Álcool e Drogas. As medidas apresentam retrocesso nos procedimentos e ferem diretamente a dignidade humana. O texto do Governo Federal define o retorno do eletrochoque em pacientes, a possibilidade da internação de crianças e adolescentes em hospitais psiquiátricos, junto com adultos, e defende a abstinência para o tratamento de dependência química, seguindo na contramão dos avanços desta política, contrariando o tratamento humanizado e a prática da redução de danos.

História
Maio é considerado o Mês da Luta Antimanicomial, sendo 18 de maio o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Na data de 3 maio completam três décadas da intervenção na Casa de Saúde Anchieta. O antigo manicômio santista era conhecido como Casa dos Horrores até a então prefeita Telma de Souza ir ao local e decretar intervenção municipal, após denúncias de três mortes violentas no local, uma por espancamento e duas por suicídio. Os pacientes eram mantidos encarcerados em uma área superlotada. Havia 565 internos, num espaço com capacidade para 280 pessoas, sobrevivendo em condições de alto risco de vulnerabilidade.

 

Ao decretar intervenção, Telma promoveu uma série de mudanças na antiga Casa dos Horrores. Foram proibidos os eletrochoques, instalados chuveiros quentes, arrancadas portas das celas, quadruplicado o número de profissionais e implantada a Comissão de Alta, que liberou 50 pacientes somente na primeira semana. A intervenção na Casa Anchieta é um marco na política de Saúde Mental e se tornou referência internacional.