Notícias

Hoje é o Dia D contra a gripe

04/05/2019

Acontece neste sábado (4), das 9h às 16h, o Dia D da campanha contra a gripe. A vacinação será realizada em 22 policlínicas e quatro postos montados em locais estratégicos e de grande movimentação de pessoas.

Devem ser vacinados crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), maiores de 60 anos, pessoas com comorbidades (hipertensos, diabéticos etc.), profissionais de saúde, da segurança pública, do sistema prisional e professores.

 

A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora. Também não devem tomar a vacina as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

 

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Victoria). As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados. Por isso, não contêm vírus vivos e não causam a doença.

 

O que levar – Para a vacinação é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), além de crachá ou documento de identificação profissional (trabalhadores da saúde, segurança, sistema prisional e professores) e declaração ou receita médica dos últimos três meses para comprovar a doença crônica ou condição especial. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS.

 

A campanha teve início em 10 de abril e segue até 31 de maio.