Meio Ambiente

Grupo pretende criar espaço de agrofloresta no Jardim Botânico

06/05/2019

Consolidar dentro do Jardim Botânico uma área de agroflorestal – sistema de produção agrícola baseado na formação de uma floresta – é a intenção de um novo grupo de estudo e prática da atividade que se reuniu pela primeira vez neste domingo (5), no local.

 

“Vamos avaliar e decidir as plantas de interesse para cultivo aqui, como jaca, abacate e café. O importante é pensar na agrofloresta como filosofia”, diz o engenheiro agrônomo do Jardim Botânico, Paulo Marco Gonçalves, que mediou a roda de conversa. Ele informou que, até o momento, há em torno de 25 participantes, com possibilidade de novas adesões.

 

O profissional explicou que a criação de um espaço agrofloresta vai ao encontro dos três objetivos prioritários do Jardim Botânico: conservação da biodiversidade, educação ambiental e pesquisa.  

   

Durante o encontro, Gonçalves destacou a importância das estratégias de agenda e comunicação. Uma delas foi a criação e um grupo de Whatsapp. Ele pontuou a necessidade da troca de conhecimentos teóricos e práticos, planejamento coletivo, estudos, visitas técnicas e mapeamento de áreas na Cidade e na Região, além de distribuição de tarefas conforme as habilidades de cada um. “Vamos compartilhar ferramentas, sementes e mudas. Podemos fazer excursões, criar plataformas na internet, planejar mutirões e sugerir bibliografia e vivências. Cultivar o grupo também é uma perspectiva de agrofloresta”.

 

Já neste primeiro bate-papo, o grupo percorreu o Jardim Botânico e trocou ideias sobre as áreas. O agrônomo informou que já há algumas espécies plantadas no local, como palmito e bananas prata, nanica e ouro. “Vamos selecionar as espécies que queremos que fiquem e as que não. As que forem removidas vão virar massa para o solo ou podemos mantê-las, fazendo a poda parcial para entrada de mais luz. As espécies e insetos existentes indicam o tipo de solo”. O agrônomo ressalta que devem ser avaliadas a profundidade do solo, as árvores vizinhas e as plantas de interesse, com troca de saberes e experiências.

 

Próximo encontro

Ficou definido que o grupo irá se encontrar na Horta Ecológica, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Jardim Botânico (Rua João Fraccarolli s/n, Bom Retiro). Também haverá reunião no dia 14 de maio, às 19h, no Fórum da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340), para aprofundamento teórico e planejamento. “Quem se interessar, basta comparecer”, convida Gonçalves.