Baixada Santista

Guarujá terá festa cigana no sábado (11)

08/05/2019

Acontece neste sábado (11), a partir das 19h, em Guarujá, a 20º Grande Festa Cigana – uma cultura milenar, rica por suas tradições e diversidade. A festa será realizada na Escola Dirce Valério Gracia (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba) e marca o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio.

 

O evento é uma realização da Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita) e tem apoio da Prefeitura de Guarujá. São esperadas mais de 300 pessoas para a celebração, com caravanas vindas das cidades da Baixada Santista, capital paulista e região do ABC.

 

A festa, que é uma homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contará com shows de danças ciganas, dança do ventre, cartomancia e exposição de artigos da cultura cigana.

 

O ponto alto da celebração é o ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’. É um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira. Ao terminar, os ciganos dançam em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.

 

“Trabalhamos em prol da luta para desmitificar o preconceito inserido na imagem do povo cigano. Por meio dos nossos eventos, contamos um pouco da cultura e da tradição do nosso povo”, explicou a representante da Comunidade Cigana de Guarujá, Cleo Souza, mais conhecida como Cléo Gitana.

 

Os convites da festa custam R$ 10 reais e será arrecadado 1 kg de alimento não-perecível para Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. O convite dá direito também à mesa de frutas e ponche. Outras Informações: 3348-1431 e  3062-0263