Leitura

Escritor santista lança livro sobre refugiados

10/05/2019

O livro Refugiados – O grande desafio humanitário, do autor Gilberto Rodrigues, será lançado no próximo sábado (11), na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros). O evento será realizado a partir das 17h em um bate-papo com o autor e a convidada Camila Sombra, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

 

Os dois conversarão sobre a obra publicada pela Editora Moderna, que fala sobre as diversas questões ligadas aos refugiados, como o direito internacional, as iniciativas praticadas nos países e pela ONU, a atuação do Brasil sobre acolhimento e quais os desafios para enfrentar essa crise humanitária – protegendo e integrando os refugiados.

 

O livro traz informações sobre a recepção dos refugiados em geral. Segundo a obra, praticamente todos os países no mundo se comprometeram a receber refugiados, ratificando acordos internacionais e aprovando leis internas para organizar o reconhecimento e a acolhida dessas pessoas. Há países, por exemplo, em que essa recepção é muito alta, como a Turquia, que recebeu cerca de 3.5 milhões de sírios (equivalente à população do Uruguai); em outros, a recepção é baixa, mas está aumentando, como no caso do Brasil (que tem cerca de 10 mil refugiados reconhecidos, mas esse número tende a subir).

 

O livro Refugiados – O grande desafio humanitário destaca a importância do tema, que está se tornando cada vez mais motivo de debates nas escolas e universidades, de polêmicas na mídia e até de embates em campanhas políticas. O autor ressalta a importância da compressão do tema no mundo e na América do Sul, com a situação da Venezuela – que enfrenta a maior crise humanitária que se tem notícia na história da região – e vem gerando um êxodo de migrantes e refugiados que buscam as fronteiras mais próximas – do Brasil e da Colômbia.

 

Serviço
Título: Lançamento Livro Refugiados – O grande desafio humanitário 
Autor: Gilberto Rodrigues 
Páginas: 80
Edição: 1º Edição (2019)
Data e horário: sábado (11/5) – 17h
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros

 

Foto: Reprodução/Facebook