Notícias

Acerte na iluminação

11/05/2019

A iluminação residencial tem papel importante para gerar conforto e aumentar a funcionalidade dos ambientes, contribuindo com o bem-estar e com a qualidade de vida dos moradores da casa. Além disso, valoriza a estética, conferindo um ar de requinte e sofisticação a qualquer cômodo. Com a ajuda dos especialistas da Trisul, separamos quatro dicas de iluminação para o seu lar! 

Analise o espaço
O primeiro passo para não errar na iluminação é levar em consideração a função que o espaço terá, as atividades a serem realizadas ali, o clima desejado e os objetos a serem destacados. A iluminação para quarto de casal deve dar a sensação de intimidade e aconchego. Já a de um ambiente de estudo ou home office deve favorecer a concentração e não permitir o cansaço dos olhos. 

Lâmpadas econômicas
A iluminação deve ser feita com lâmpadas econômicas e com boa longevidade. O ideal é aproveitar a luz natural sempre que possível e utilizar lâmpadas de LED. Como há uma grande variedade de opções de cores e efeitos, podem ser instaladas em qualquer tipo de ambiente.

Temperatura da cor
A temperatura da cor é responsável por gerar a sensação de conforto em ambientes mais íntimos e dar o foco necessário para espaços de serviço. Assim, quartos e salas de estar requerem lâmpadas com tonalidade amarelada porque ela confere mais aconchego, deixa o cômodo mais intimista e promove o relaxamento. Espaço para estudo ou trabalho, cozinha, banheiro e área de serviço devem ter luzes em tom branco-azulado, pois elas fazem com que a atenção seja despertada. 

Luzes indiretas
A luz geral é centralizada, forte e tem função de iluminar todo o ambiente. Entretanto, se você deseja valorizar a arquitetura do lar, a decoração e ter um ambiente requintado e com sofisticação, aposte na iluminação indireta, que reflete em alguma superfície e se amplia pelo ambiente. Para isso, é preciso a instalação de objetos nos locais certos, como lustre para sala de jantar, pendente para o quarto, arandelas, luminárias e abajures. O resultado será uma luz suave, difusa e com grande conforto visual.
 

Foto: Divulgação/Trisul