Geral

Como otimizar a vida útil do bico e eletrodo

15/05/2019

A qualidade do corte a plasma pode estar sendo prejudicada pelo funcionamento correto das ferramentas conhecidas como consumíveis de plasma. Para que você não tenha mais despesas por conta da substituição desses equipamentos o melhor a se fazer é estar atento aos cuidados que eles demandam. Como otimizar a vida útil do bico e eletrodo.

Motivos

Existem diversas razões pelas quais a produtividade do equipamento está sendo prejudicada. A começar pelo tipo de fluido refrigerante líquido de arrefecimento a ser utilizado na máquina corte plasma.

Você não deve utilizar os anti congelantes normais que são comumente utilizados em carros. O ideal é que você use os refrigerantes de tocha plasma, que combinados com o glicol proporcionarão melhor proteção contra o congelamento do aparelho.

É preciso que você faça a higienização correta do bico para corte  plasma após o uso, do contrário o acúmulo de impurezas pode causar arco-duplo no aparelho, correndo o risco de contaminar a água e o gás que passam por lá.

Caso você esteja utilizando uma máquina de corte plasma manual é importante que você preste atenção à configuração da corrente. Porque se o equipamento não tiver sido ajustado corretamente o bico plasma será danificado. 

Ao realizar o corte é preciso prestar atenção na proximidade da tocha, porque se o material derretido encontrar no bico para corte plasma e na capa protetora ocorrerá um derretimento dos consumíveis plasma hypertherelem, assim como do arco duplo.

Além disso, após a troca de de peças você deve purgar a tocha por no mínimo 30 segundos para remover a umidade contida no equipamento.

Você deve ajustar o fluxo do gás para que não haja um descontrole do arco e desgaste prematuro da tocha e dos consumíveis plasma cut. Ao habilitar o aparelho para um fluxo alto você causará danos ao eletrodo plasma.

Realizando a troca de produtos

Independentemente dos cuidados que você tome mais cedo ou mais tarde os equipamentos precisarão de uma substituição. 

Para que o trabalho continue sendo realizado com a eficácia necessária você pode adquirir a mesa para corte a plasma além dos consumíveis de plasma como a tocha para corte a plasma, difusor de plasma, eletrobico de corte plasmado para solda a plasma, antirespingo de solda, bocal plasma e .