Economia

Diferença entre Vale Refeição e Vale Alimentação

15/05/2019

A gestão de benefícios utilizada como uma forma de reter tantos e manter os colaboradores motivados a alcançarem as metas estabelecidas no trabalho. Em meio às opções é normal ficar em dúvida sobre a obrigatoriedade, e sobre qual o melhor benefício a ser oferecido. Entenda a diferença entre Vale Refeição e Vale Alimentação.

Vale Alimentação

O vale alimentação surgiu como uma forma de substituição à cesta básica que era entregue aos funcionários. Dessa maneira, os colabores poderão adquirir os produtos de acordo com a sua necessidade e gosto dentro do valor oferecido.

Os estabelecimentos autorizados a receberem o cartão vale alimentação são os supermercados, hipermercados e os demais que têm parceria com a operadora do cartão.

Levando em consideração a lei segundo a Portaria nº. 03, de 1º de março de 2002, o vale alimentação deve ser utilizado com a única e exclusiva finalidade de compra de produtos alimentícios.

Portanto os produtos permitidos com a compra de ticket alimentação são os necessários para a alimentação saudável do colaborador, como por exemplo, padaria, carnes e congelados, mercearia, bebidas não alcoólicas, frutas, verduras e legumes, além de laticínios.

Em vista disso a compra de demais produtos como bebidas alcoólicas, vestuário, produtos de limpeza, vestuário e eletrodomésticos com cartão vale alimentação é proibida por se tratar de uma prática ilegal. 

Os estabelecimentos que utilizarem esse tipo de prática serão denunciados, e sofrerão punições de acordo com a infração cometida.

Vale Refeição

O vale refeição destina-se para a compra de refeições prontas comercializadas em restaurantes, padaria, cantina, lojas de fast-food e afins.

Assim como o vale alimentação, o cartão vale-refeição  também têm um valor a ser gasto, entretanto como ele é utilizado com mais frequência é importante que você tenha um controle sobre o saldo.

Para isso, verifique o valor depositado no benefício vale refeição e divida-o pela quantidade de dias a serem trabalhados. Se você receber R$400, por exemplo, e tiver 20 dias de trabalho no mês, a quantia de gasto por dia deve ser de R$20. Ao manter essa média você terá o benefício durante o mês inteiro.