Casa e Decoração

Como fazer uma reforma sem extrapolar o orçamento?

18/05/2019
Como fazer uma reforma sem extrapolar o orçamento? | Jornal da Orla

Se existe algo que ninguém gosta de encarar é obra em casa, especialmente, por conta dos gastos necessários para finalizá-la com sucesso. Mas é possível modificar sua casa ou apartamento sem exagerar no orçamento. Confira algumas dicas para economizar na obra do seu imóvel:

 

Pesquisar é importante!
O primeiro passo para poupar na reforma é fazer uma lista de materiais que serão necessários, visitar lojas, entre grandes atacadistas e varejistas. Não hesite em fechar negócio em vários estabelecimentos, comprando em cada loja aquilo que está com melhor preço. Promoções e queimas de estoque também são bem-vindas. Fique de olho!

 

A técnica da meia parede
Se o pé direito do seu banheiro for alto, por exemplo, uma boa dica é colocar o revestimento somente em meia parede, na altura da pia, e nas áreas molhadas, como boxe. Isso porque quanto maior ou mais alto o seu banheiro, mais se gastará com revestimento! 

 

Faça você mesmo
Se tiver disponibilidade e disposição, coloque a mão na massa! Lixe, pinte as paredes e rodapés, envernize portas ou aplique rejunte nos azulejos e pisos. Além disso, você também pode se arriscar em fazer suas próprias peças de decoração. Consulte tutoriais no Youtube.

 

Deixe acabamentos para depois
Se a grana está curta, dê preferência ao básico. Detalhes como rodapé, sanca ou rebaixamento no teto podem ser feitos em outro momento. Opte por investir em um bom piso, por exemplo, pois é um gasto muito maior ter que refazê-lo depois. 

 

Onde não economizar?
Em algumas áreas da sua casa não é indicado economizar na reforma. Problemas no encanamento podem gerar vazamentos e infiltrações, o que representa um gasto a mais de dinheiro no futuro. O mesmo vale para eletricidade. Se não for feita de maneira correta, pode gerar um gasto desnecessário de energia causando o aumento da conta. 

 

Foto: Image Bank